A Harley Davidson acaba de lançar uma nova família de motores do tipo Big Twin, que prometem ser mais eficientes em relação à performance e economia. Trata-se dos motores Milwaukee-Eight™, disponíveis em 107 e 114 polegadas cúbicas com três variações (Air Cooled 107, Twin Cooled 107 e Twin cooled 114) e vão equipar os modelos Touring 2017 da marca.
“O Milwaukee-Eight™ mantém o design clássico do motor V-Twin de 45 graus”, enfatiza Alex Bozmoski, chefe de Engenharia Mecânica da Harley-Davidson. “Ele também mantém o poder característico dos motores Harley-Davidson Big Twin: alto torque em baixas rotações, com curva de torque plana na faixa de rotação intermediária, ideal para pilotagem de motocicletas Touring”.
Sua construção compõe oito válvulas (quatro por cilindro) e cabeçotes refrigerados a água ou óleo. Ainda segundo a marca, o trem de válvulas não necessita de ajustes, o design dos balanceiros permite que a folga de válvulas não necessite de ajuste após a montagem do motor na fábrica. Duas velas de ignição por cilindro contribuem para uma combustão mais eficiente. Um único comando de válvulas movido por corrente é mais leve, mecanicamente menos complexo e gera menos atrito e ruído.
Configurações:
- Milwaukee-Eight™ 107 (107 polegadas cúbicas de deslocamento, 1750 cc): No Brasil, presente nos modelos Street Glide® Special e Road King® Classic.
- Twin-Cooled™ Milwaukee-Eight™ 107 (107 polegadas cúbicas de deslocamento, 1750 cc): No Brasil, presente na Ultra Limited.
- Twin-Cooled™ Milwaukee-Eight™ 114 (114 polegadas cúbicas de deslocamento, 1870 cc): No Brasil, presente nos modelos CVO™ Limited e CVO™ Street Glide®.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.