Mercedes-Benz GLA chega ao Brasil com motor turbo 1,6 L e 156 cv

O GLA, quinto SUV da Mercedes-Benz, acaba de chegar ao Brasil para surpreender por seu alto desempenho e design arrojado. Com motor turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível e 156 cv, combinado à transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem, o automóvel traz de série a função ECO Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo está parado, reduzindo o consumo e as emissões de gases poluentes.

O chassi do GLA dispõe de eixo dianteiro McPherson e de uma suspensão traseira com braços múltiplos. Três braços de controle e um de arrasto por roda administram as forças sobre a suspensão, permitindo que as movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente. Os cubos de rodas e os braços de controle das molas são de alumínio, para reduzir as massas não suspensas.

A direção, por sua vez, é eletromecânica. Proporciona maior sensibilidade ao condutor e contribui para a eficiência geral do veículo, já que só utiliza energia quando o volante é realmente esterçado. Ela também permite a incorporação de várias funções de assistência, a começar pela unidade de controle ESP (controle de estabilidade), como correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução dos efeitos da tração dianteira na dirigibilidade e compensação de ventos laterais e inclinação da estrada.

O GLA ainda vem com o Attention Assist, importante sistema de segurança que alerta o condutor em caso de sonolência e sugere uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.

Outras funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado.

Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar.

O GLA 200 Advance, GLA 200 Vision e GLA 200 Vision Black Edition são as três versões que chegam inicialmente ao mercado brasileiro. Todas as versões contam com o sistema de estacionamento Active Parking Assist, que permite estacionar automaticamente tanto nas ruas, em vagas paralelas, como em estacionamentos de supermercados ou shopping centers, onde as vagas são perpendiculares.

O GLA 200 Advance traz sistema de ar-condicionado digital Thermatic, além de molduras no interior com acabamento Silver Wave, e as rodas são de liga leve com 18 polegadas.

Já as versões GLA 200 Vision e Vision Black Edition se destacam visualmente pela presença do teto solar panorâmico e rodas de liga leve de 18 polegadas, com design diferenciado.

No GLA Vision e Vision Black Edition, o banco do motorista oferece ajustes elétricos com memória, permitindo registrar o posicionamento individual para até três condutores com apenas um toque. O banco também conta com ajustes lombares elétricos. Um importante item de conforto é o sistema digital de ar condicionado Thermotronic, com duas zonas de temperatura independentes.

As três versões do GLA da Mercedes-Benz estarão disponíveis nos concessionários em outubro com os seguintes preços sugeridos: GLA 200 Advance, por R$ 132.900,00; GLA 200 Vision, por R$ 149.900,00; e GLA 200 Vision Black Edition, por R$ 152.900,00.

Inicialmente importado, o GLA será produzido futuramente no Brasil, na nova fábrica da Mercedes-Benz em construção em Iracemápolis, estado de São Paulo.

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