Com foco no trabalho, a Volkswagen lança Saveiro 2018 com versões inéditas, incluindo a versão Robust com Cabine Dupla, que oferece maior espaço interno da categoria e acomoda cinco pessoas com conforto.
Outro destaque exclusivo da nova gama da picape é o sistema de freio a disco nas quatro rodas, que garante muito mais precisão e segurança na frenagem.
A Saveiro Robust Cabine Dupla traz de série itens como protetor de caçamba, banco do motorista com ajuste de altura, indicador de troca de marcha, para-sol com espelho para motorista e passageiro, rack e barra de proteção para apoio de carga no teto e rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15.
Também há desembaçador do vidro (vigia) traseiro, grade protetora do vigia traseiro, tomada de 12V no console central e na lateral direita do banco traseiro, três apoios de cabeça para o banco traseiro – com cintos de segurança retráteis de três pontos (inclusive o central traseiro) –, porta-objetos nas laterais das portas e porta-revistas atrás dos bancos dianteiros.
Como opcional é oferecido o pacote Robust, composto por ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos e chave “canivete”.
O motor que equipa a picape é o 1.6l Total Flex, da família EA111. Com 1.598 cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindros, capaz de gerar 104 cv quando abastecido com etanol. O câmbio manual de cinco marchas (MQ200) é referência da categoria, com engates precisos e eficientes.
A Saveiro Robust Cabine Dupla é oferecida em seis opções de cores: três sólidas (Branco Cristal, Vermelho Flash e Preto Ninja) e três metálicas (Prata Sírius, Cinza Platinum e Azul Night).
Visual de trabalho
Com foco na relação custo-benefício, a Saveiro Robust teve seu visual pensado para um veículo de uso predominantemente profissional. Assim como a versão de cabine simples, a Robust Cabine Dupla tem visual que utiliza elementos mais rústicos, como os faróis com detalhes pretos, acompanhando a grade e o para-choque, que também são nessa cor.
A parte traseira traz a mesma linguagem de estilo, com predominância de elementos pretos para tampa, lanternas e para-choques. Nas laterais, os apliques pretos nos arcos de roda protegem essa região do impacto de pedras, por exemplo.
Capacidade exclusiva
Somente a Saveiro Cabine Dupla é capaz, em seu segmento, de acomodar cinco ocupantes. Esse é um de seus grandes diferenciais. O segredo para isso está no teto da picape, que é elevado em relação às demais configurações da linha.
Por exemplo, a versão Trendline Cabine Dupla tem 1,56 metro de altura (4 cm a mais do que a Saveiro Trendline Cabine Estendida). São 4,47 metros de comprimento e 1,71 metro de largura (sem espelhos retrovisores).
O habitáculo da Saveiro Cabine Dupla conta com 1.339 mm de espaço para os ombros – 79 mm a mais do que o principal concorrente. O espaço interno para a cabeça também é um diferencial no segmento: a Saveiro Cabine Dupla tem 1.009 mm no banco dianteiro (23 mm a mais do que a Saveiro Cabine Estendida) e 945 mm de espaço para a cabeça no banco traseiro.
A picape Volkswagen oferece também mais espaço para as pernas entre o banco traseiro e dianteiro, superando o modelo concorrente.
Ainda na cabine, destaque para a posição mais elevada do assento traseiro (ponto “H”). Essa altura adicional (95 mm) em relação aos bancos da frente favorece a ergonomia dos passageiros traseiros e melhora a visibilidade de quem está sentado no banco de trás, que conta com um apoia-braço de cada lado.
Há também dois porta-garrafas de até 500 ml, um de cada lado (comodidade que só a picape Volkswagen oferece na categoria), uma saída de 12V adicional e, entre os bancos dianteiros, um porta-lata.
Assim como a ampla área envidraçada, outro destaque da Saveiro Cabine Dupla é a circulação de ar dentro da cabine. Os vidros laterais traseiros são basculantes, uma exclusividade da picape Volkswagen na categoria. Outro recurso que contribui para segurança é o desembaçador do vidro traseiro, também inédito no segmento.
A Saveiro Robust Cabine Dupla oferece a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro. A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio.
A suspensão traseira é formada por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem excelente estabilidade e conforto em qualquer condição de uso.
Todas as versões da configuração Cabine Dupla têm distância entre-eixos de 2,75 metros e caçamba capaz de acomodar 580 litros. Por falar em capacidades, a Saveiro Cabine Dupla tem o maior comprimento livre da categoria, oferecendo uma caçamba com comprimento de 1.106 mm no assoalho – medida 17% maior do que o principal concorrente.
Outro diferencial no segmento é o local de instalação do pneu sobressalente (estepe), que fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga.
Linha 2018
A versão Robust Cabine Dupla é uma das novidades da linha 2018 da Saveiro, que é oferecida em sete opções – Robust cabines simples e dupla, Trendline (cabines simples ou dupla), Highline (cabine dupla) e Cross (cabines estendida ou dupla). A Saveiro ganhou nova estrutura de oferta, mais simples e lógica, além de novos equipamentos.
A versão Robust Cabine Simples, assim como ocorre com a Cabine Dupla, passa a oferecer exclusivamente um pacote opcional – Robust completo, composto por ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos e chave “canivete”.
A versão Trendline, disponível nas carrocerias de cabine simples e dupla, teve incremento nos itens de série, o que torna a versão mais atraente. Passa a vir de fábrica equipada com ar-condicionado, sistema de infotainment “Media Plus”, suporte para celular com entrada USB no painel, travas e retrovisores elétricos, chave tipo “canivete” com sistema de alarme “keyless” e espelhos retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo e faróis com função “Coming & Leaving home”, entre outros.
Como opcional, a Saveiro Trendline passa a oferecer o pacote Trendline Completo, composto por rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de infotainment “Composition Touch”, coluna de direção com ajuste de altura e distância, volante multifuncional, capota marítima e sensor traseiro de estacionamento, além de faróis e lanternas de neblina, faróis duplos e janela traseira corrediça.
A Saveiro Highline agora traz de série o suporte para celular com entrada USB no topo no painel. São três agora os seus pacotes opcionais: sistema de infotainment “Composition Touch”; módulo navegação; Highline completo – composto por revestimento dos bancos em couro sintético Native, capota marítima, ganchos para armação de carga, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento e tapetes de carpete.
A Saveiro Cross também passa a trazer o suporte para celular com entrada USB no topo do painel. São dois os seus pacotes de opcionais: módulo navegação e Cross completo, com os itens: espelho retrovisor interno antiofuscante, controlador de cruzeiro (“piloto automático”), sensores de chuva e crepuscular, revestimento dos bancos em couro sintético Native, tapetes de carpete e sensor de estacionamento dianteiro.
A versão Cross é equipada com o motor 1.6 MSI, da família EA211, de até 120 cv. O restante da linha traz o consagrado motor 1.6 MSI, de até 104 cv. Combinado a ambos os motores está o câmbio manual de cinco marchas MQ200-5F, reconhecido por sua precisão de funcionamento.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.