
Coração do sedã, o Ecoboost consegue atingir os 248 cv e combinar economia e redução de poluentes por meio de muita tecnologia
Texto e narração: Carol Vilanova
Imagens: Edinho Paiva / Divulgação Ford
Podemos dizer que o Ford Fusion Titanium tem tudo o que um belo veículo de luxo pode oferecer: modernidade, segurança, performance, conforto e muita tecnologia. E um motor que remete ao estado de arte da Ford no mundo: o Ecoboost.
No Brasil a Ford oferece o modelo em quatro versões de acabamento, todas elas muito completas, é claro, mas a Titanium tem um quê a mais, com uma série de tecnologias semiautônomas, como diz a Ford. E foi justamente a versão que testamos. A única inclusive com motor movido somente a gasolina, já que as outras oferecem a opção bicombustível.
Antes de entrar na tecnologia, falamos um pouco do design, que é mais do que elegante, ao mesmo tempo esportivo, e vem com o DNA da marca bastante expressivo. Linhas harmônicas e que parecem estar sempre em movimento.
O conjunto óptico é um charme à parte, na frente os faróis têm perfil mais alongado, lâmpadas com Full LED, claro com luz diurna, mas so mente nesta versão Titanium. Na traseira, mais um show de luzes, também de LED e com novo formato.
Por dentro, muito requinte, a começar quando o motorista entra no carro, que por conta dos ajustes elétricos, o banco se adequa ao seu modo de dirigir. Conforto é tudo do Ford Fusion, com espaço de sobre na frente e também atrás.
O painel fornece controles bem acessíveis, sem deixar de lado a sofisticação, e o sistema multimídia é mais do que completo, com muita conectividade. Entra em cena o sistema SYNC 3 que tem tela de 8 polegadas, que permite, por comandos de voz, acesso a telefone, navegador, música, climatização e aplicativos, além de interface Apple CarPlay e Android Auto para smartphones.
Fazer mais rápido: Uma linha de motores globais, que chegou no Brasil, justamente com o Ford Fusion, o Ecoboost é o grande destaque do sedã mais luxuoso da marca. Nesta versão 2.0, o propulsor traz na tecnologia da injeção direta de combustível, um de seus principais trunfos.

Assim, é possível precisar as doses de combustíveis por meio de eletroinjetores de alta pressão com múltiplas injeções por ciclo. Conclusão: menor perda nos dutos de admissão e mais economia no bolso. Conta com o conceito de downsizing com a adoção do turbo, que trabalha com alta pressão e baixa inércia em altíssimas rotações, de até 248.000 rpm.
O duplo comando independente e variável de válvulas garante a quantidade de ar exata para a queima perfeita. Seu funcionamento se dá tanto na admissão quanto no escape, melhorando o desempenho em todas as condições. São 248 cv de potência, com aceleração alta na estrada linear e torque bastante forte até mesmo em rotações mais baixas.
Veja filme do funcionamento do motor Ecoboost: vídeo
Ficha técnica
Motor
Combustível Cilindrada Cilindros/válvulas Potência máxima Torque máximo Formação de mistura |
Ecoboost 2.0
Gasolina 1.999 cm3 4 cilindros em linha, comando duplo, 16 Válvulas 248 cv 5.500 rpm 38,2 kgfm a 3.000 rpm Injeção direta de combustível |
Para casar com o motor de última geração, a transmissão automática de seis velocidades, que é acionada pelo novo seletor E-shifter, muito mais moderno que a alavanca. Ajudando na economia, o sedã conta com sistema “start and go”, que desliga e liga o motor em certas situações quando o carro para.
Falando dos sistemas de segurança, o Fusion Titanium oferece oito airbags, sistema de monitoramento de ponto cego, sistema de permanência em faixa, sistema de detecção de cansaço, cintos de segurança traseiros infláveis e controle eletrônico de estabilidade e tração.
Mais uma tecnologia que podemos destacar é o piloto automático adaptativo com “stop and go”, detecta a aproximação do veículo da frente e começa a frear por medida de segurança. Tem também o alerta de colisão com assistência de frenagem autônoma e o assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres.
O tanto de recursos não para por aí, o assistente de estacionamento de segunda geração, detecta e faz as manobras em vagas paralelas e perpendiculares.
Legal ainda que a Ford já determinou o preço das três primeiras revisões, que somam R$1.636,00 e promete ainda praticar preços mais baixos nas peças de reposição. Além disso, os planos de revisão pré-paga com quatro ou cinco revisões ampliam a garantia de fábrica para quatro e cinco anos, respectivamente.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.