A partir de 2019 a Triumph será a fornecedora oficial de motores da Moto2, uma das classes que integra o Campeonato Mundial de Motovelocidade, a mais importante competição de motocicletas do planeta.
A fabricante inglesa assinou um contrato de três anos com a Dorna (detentora dos direitos comerciais da competição) para fornecer um motor Triumph de três cilindros com 765 cc, baseado no novo propulsor que equipará a nova Street Triple 2017 – motocicleta que chegará ao mercado brasileiro em agosto deste ano. “Este é um momento significativo para a Triumph, iniciando um novo e empolgante capítulo em nossos 110 anos de história e tendo como base nossos celebrados e vitoriosos motores triplos TT e Supersports. Esperamos consolidar uma longa e empolgante relação com a Dorna e as equipes, pilotos e torcedores da Moto2″, afirma Paul Stroud, Chief Commercial Officer da Triumph Motorcycles.
Carmelo Ezpeleta, Diretor Executivo da Dorna, acrescentou: “Estamos muito felizes em trabalhar com uma das mais icônicas marcas de motocicletas. Os motores três cilindros da Triumph são conhecidos por sua força, transmissão e entrega de torque e obtiveram muito sucesso na pista, tornando-os a escolha ideal para o campeonato Moto2. Estamos ansiosos para a temporada de 2019 e o início de uma nova geração da Moto2, em parceria com a Triumph”.
O novo motor é um desenvolvimento do motor Daytona 675R. Com base na mais alta especificação do motor de 765 cc, a nova Street Triple RS foi desenvolvida para a Moto2 com as seguintes modificações:
- cabeçote do cilindro modificado, com novas portas de admissão e de exaustão, para um fluxo de combustível otimizado;
- válvulas de titânio e molas das válvulas mais rígidas, para um aumento de rotação;
- kit alternador de baixa saída para redução de inércia.
- relação de transmissão de 1ª marcha mais longa.
- embreagem deslizante/assistida (slipper clutch), desenvolvida para competição,na qual será ajustável.
- módulo da injeção eletrônica específico de competição, que será desenvolvido em conjunto com a Magneti Marelli.
- tampa do motor reprojetada para redução de largura.
- cárter modificado para permitir uma melhoria no fluxo do coletor.
Tendo como base o novo motor da Street Triple 2017, o Triumph Moto2 765cc foi desenvolvido e ajustado para proporcionar ganhos de potência e torque. No modo de pilotagem “estrada”, o motor proporciona o mais alto nível de desempenho para uma Street Triple, fornecendo potência de 123 cv (a 11.700 rpm) e torque de 77 Nm (a 10.800 rpm). Este novo motor possui mais de 80 peças novas, em comparação com o motor da geração anterior, incluindo um aumento do diâmetro e do curso. Os componentes novos incluem novo virabrequim, novos pistões, novas bielas e eixo balanceador, cilindros galvanizados em Nikasil e caixa de marchas revisada.
A tecnologia do novo motor Triumph 765 cc Moto2 foi desenvolvida para possibilitar que o motor aspire mais livremente e com maior rotação comparado a uma motocicleta padrão, aumentando ainda mais o desempenho geral. Outras alterações foram feitas especificamente para o uso em corridas.