Durante a 23ª edição do Congresso SAE, a Bosch reforçará a sua estratégia de produção “Da tecnologia e serviços de engenharia à produção em série”, e exibirá soluções tecnológicas, produtos e serviços de engenharia disponíveis para o mercado nacional.
Tal estratégia é a base para o foco de atuação da empresa neste ano, a partir da instalação de novas linhas de produção, visando à expansão da capacidade produtiva atual, que também inclui a nacionalização de alguns produtos, como Sonda Lambda, e uma nova plataforma de motores de partida.
O recém-inaugurado laboratório de motores Diesel, por exemplo, conta com uma moderna infraestrutura em controle, automação e segurança, e está preparado para executar projetos para atendimento das atuais e das próximas fases de emissões, como a legislação Euro VI.
Além disso, oferece serviços de homologação de veículos junto aos órgãos governamentais, para obtenção de Licença para uso da Configuração de Veículo ou Motor (LCVM), ensaios de acompanhamento de produção e de calibração dos sistemas de gerenciamento eletrônico do motor.
Já o Centro de Desenvolvimento de sistemas de gerenciamento eletrônico de motores, localizado na matriz da Bosch, em Campinas, destaca-se por realizar trabalhos pioneiros, como o desenvolvimento do sistema de gerenciamento para veículos a álcool e também as tecnologias Flex Fuel, Multifuel (E0 – E100 e GNV) e Flex Start.
Conta ainda com laboratório de emissões veiculares, dinamômetros de chassi, bancos dinamométricos de motores, laboratório químico, câmaras climáticas, laboratório eletrônico, além de uma pista de testes.
Entre as empresas do setor de autopeças, foi o primeiro laboratório de emissões a ser certificado pelo Inmetro e é capacitado para realizar testes de medição de consumo urbano e em estrada para atendimento ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), além de atender as novas demandas de eficiência energética exigidas pelo Inovar-Auto.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.