Os retentores são fundamentais para o funcionamento adequado das empilhadeiras, com a principal função de deter óleos, graxas e outros tipos de fluidos, evitando também a entrada de impurezas, como terra, areia, poeira, entre outras. “Para não correr o risco de uma aplicação e manutenção inadequadas de retentores, reparos e vedações, é preciso efetuar inspeção no alojamento e no eixo, bem como limpá-los para remover todas as impurezas”, recomenda Claudio Henrique Martins, supervisor da linha industrial da TVH-Dinamica.
Em seguida, é importante fazer a lubrificação da parte externa do retentor e do eixo com o mesmo fluido aplicado no motor, e depois cobrir o eixo com uma cinta de plástico ou papel. Martins ressalta ainda que a utilização de um dispositivo de instalação pode evitar deformações no retentor e garantir aplicação perfeita.
“É preciso ficar atento a qualquer vazamento de óleo e parar imediatamente o equipamento para efetuar a manutenção”, adverte Martins, explicando que se os retentores instalados no virabrequim e no comando de válvulas estiverem em más condições, ocorrerá vazamento. Já o retentor que fica na haste da válvula, quando danificado, pode provocar vazamento de óleo para dentro da câmara de combustão. “Para detectar o problema, é necessário observar o veículo ao dar a primeira partida do dia.
Se sair uma fumaça branca no escapamento, é sinal de que o retentor apresenta desgastes e o motor está queimando óleo junto com o combustível”, alerta.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.