Manutenção e cuidados para a aplicação de retentores em empilhadeiras

Os retentores são fundamentais para o funcionamento adequado das empilhadeiras, com a principal função de deter óleos, graxas e outros tipos de fluidos, evitando também a entrada de impurezas, como terra, areia, poeira, entre outras. “Para não correr o risco de uma aplicação e manutenção inadequadas de retentores, reparos e vedações, é preciso efetuar inspeção no alojamento e no eixo, bem como limpá-los para remover todas as impurezas”, recomenda Claudio Henrique Martins, supervisor da linha industrial da TVH-Dinamica.

Em seguida, é importante fazer a lubrificação da parte externa do retentor e do eixo com o mesmo fluido aplicado no motor, e depois cobrir o eixo com uma cinta de plástico ou papel. Martins ressalta ainda que a utilização de um dispositivo de instalação pode evitar deformações no retentor e garantir aplicação perfeita.

“É preciso ficar atento a qualquer vazamento de óleo e parar imediatamente o equipamento para efetuar a manutenção”, adverte Martins, explicando que se os retentores instalados no virabrequim e no comando de válvulas estiverem em más condições, ocorrerá vazamento. Já o retentor que fica na haste da válvula, quando danificado, pode provocar vazamento de óleo para dentro da câmara de combustão. “Para detectar o problema, é necessário observar o veículo ao dar a primeira partida do dia.

Se sair uma fumaça branca no escapamento, é sinal de que o retentor apresenta desgastes e o motor está queimando óleo junto com o combustível”, alerta.

Read Previous

Triumph vence em duas categorias do prêmio “Moto do Ano”

Read Next

Villatore informática lança sistema de gestão para o mercado de reposição