Novo DS 3 vem com Overboost para aumentar a pressão do turbo

Inspirado nos concept cars numero 9 e Wild Rubis, o novo DS 3 chega ao mercado equipado com motor THP 165 com Overboost, câmbio manual de 6 marchas e conjunto mecânico superior.

oficinanews_DS-novo

O propulsor THP 165, fruto da parceria entre PSA Peugeot Citroën e BMW Group, apresenta vantagens de um motor de quatro cilindros com o turbo compressor, com as seguintes características: cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas; sistema de injeção direta de combustível; turbo de alta pressão; potência de 165 cv a 6.000 rpm; alto valor de torque em baixos regimes: 24,5 Kgfm a 1.400 rpm; e sistema Overboost (ou sobre pressão), um recurso do motor que, ao ser ativado, aumenta temporariamente a pressão do turbo. No caso do DS 3, está disponível em 3ª, 4ª, 5ª e 6ª marchas, aumentando o valor nominal de torque para 26,5 Kgfm.

O DS 3 utiliza câmbio manual de seis marchas (MCM), e ainda recebeu outros ajustes no sistema de suspensões e chassi. A suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Todo o conjunto de suspensões e amortecedores foi desenvolvido para “ler” perfeitamente a estrada, graças a um excelente controle dos movimentos da carroceria. As juntas flexíveis bidensidade do eixo traseiro realizam uma excelente filtragem durante as passagens de obstáculos, assegurando um ótimo controle transversal.

oficinanews_DS3_-novo-2

Os pneus Michelin Pilot Exalto também proporcionam alta reatividade, com sistema de frenagem composto, de série, por ESP, ABS, Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e Ajuda à Frenagem de Emergência (AFU). O conjunto de segurança do veículo fica mais completo com seis airbags de série, cintos com três pontos de ancoragem e ainda fixações Isofix nos lugares laterais traseiros.

Por fora, o novo DS 3 se caracteriza pelas tecnologias bi-xênon e FULL LED, exclusividade mundial neste segmento, e pelo teto “flutuante”, um efeito alcançado pelas diferenças de cores da carroceria, pelo vidro lateral que contorna o automóvel e pelo vidro traseiro escurecido.

Além disso, existem várias personalizações disponíveis para o DS 3, como acabamento do painel, pomos da alavanca de câmbio, adesivos de teto, rodas e calotas, além de áreas externas personalizáveis. O novo modelo recebe ainda diversos equipamentos de ajuda à direção, como o regulador/limitador de velocidades, sistema de navegação GPS com mapa do Brasil e tela colorida de 7″ e câmera de ré com tela colorida.

Read Previous

Fábrica da GM em Joinville conquista status de zero resíduo para aterro

Read Next

Tecnologia multicamadas da Dana é finalista em prêmio de inovação