Inspirado nos concept cars numero 9 e Wild Rubis, o novo DS 3 chega ao mercado equipado com motor THP 165 com Overboost, câmbio manual de 6 marchas e conjunto mecânico superior.
O propulsor THP 165, fruto da parceria entre PSA Peugeot Citroën e BMW Group, apresenta vantagens de um motor de quatro cilindros com o turbo compressor, com as seguintes características: cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas; sistema de injeção direta de combustível; turbo de alta pressão; potência de 165 cv a 6.000 rpm; alto valor de torque em baixos regimes: 24,5 Kgfm a 1.400 rpm; e sistema Overboost (ou sobre pressão), um recurso do motor que, ao ser ativado, aumenta temporariamente a pressão do turbo. No caso do DS 3, está disponível em 3ª, 4ª, 5ª e 6ª marchas, aumentando o valor nominal de torque para 26,5 Kgfm.
O DS 3 utiliza câmbio manual de seis marchas (MCM), e ainda recebeu outros ajustes no sistema de suspensões e chassi. A suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Todo o conjunto de suspensões e amortecedores foi desenvolvido para “ler” perfeitamente a estrada, graças a um excelente controle dos movimentos da carroceria. As juntas flexíveis bidensidade do eixo traseiro realizam uma excelente filtragem durante as passagens de obstáculos, assegurando um ótimo controle transversal.
Os pneus Michelin Pilot Exalto também proporcionam alta reatividade, com sistema de frenagem composto, de série, por ESP, ABS, Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e Ajuda à Frenagem de Emergência (AFU). O conjunto de segurança do veículo fica mais completo com seis airbags de série, cintos com três pontos de ancoragem e ainda fixações Isofix nos lugares laterais traseiros.
Por fora, o novo DS 3 se caracteriza pelas tecnologias bi-xênon e FULL LED, exclusividade mundial neste segmento, e pelo teto “flutuante”, um efeito alcançado pelas diferenças de cores da carroceria, pelo vidro lateral que contorna o automóvel e pelo vidro traseiro escurecido.
Além disso, existem várias personalizações disponíveis para o DS 3, como acabamento do painel, pomos da alavanca de câmbio, adesivos de teto, rodas e calotas, além de áreas externas personalizáveis. O novo modelo recebe ainda diversos equipamentos de ajuda à direção, como o regulador/limitador de velocidades, sistema de navegação GPS com mapa do Brasil e tela colorida de 7″ e câmera de ré com tela colorida.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.