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Motor “Dual Fuel” Diesel+GNV e câmbio automatizado, expostos no estande, evidenciam a notável capacidade de evolução tecnológica da Mercedes-Benz
O lançamento da versão do chassi OF 1724 com câmbio automatizado é a grande atração da Mercedes-Benz na 10ª FetransRio, feira paralela à 16ª edição do congresso Etransport. Juntos, eles formam o maior evento do setor no País, organizado pela Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), realizados no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro.
No estande da Mercedes-Benz, que participa do evento com a parceria de seus concessionários Guanabara Diesel, Mardisa, Miriam e Rio Diesel, serão expostos sete chassis de ônibus: o novo OF 1724 com câmbio automatizado; os chassis OF 1721 L (motor dianteiro) e OH 1621 L (motor traseiro), ambos com suspensão pneumática; o microônibus LO 916; o superarticulado O 500 MDA de piso alto na versão BRT; e os chassis rodoviários O 500 RSD 6×2 e O 500 RSDD 8×2, veículos para longas distâncias que podem receber carroçarias Double Decker e Low Driver.
Para oferecer aos visitantes mais conhecimento sobre a tecnologia da Mercedes-Benz, o estande irá expor alguns agregados, como o câmbio automatizado, o motor “Dual Fuel” Diesel+GNV e o eixo traseiro HO-6 com freio a disco. Ao lado de cada um deles, engenheiros da fábrica estarão à disposição para apresentar os detalhes, como também para outras informações ou dúvidas.
OF 1724 com câmbio automatizado
Direcionado aos segmentos urbano, rodoviário de curtas distâncias, fretamento e turismo, agora o chassi OF 1724 pode ser equipado com caixa de mudanças G-85 automatizada de 6 marchas. Desenvolvida especificamente para uso em ônibus, a caixa automatizada “SmartShift” da Mercedes-Benz baseia-se numa caixa mecânica convencional, com o sistema eletrônico para a escolha da melhor marcha para cada situação. O motorista pode escolher entre modo manual ou automático, tendo no painel de instrumentos a indicação da marcha utilizada.
O chassi OF 1724 vem equipado com motor Mercedes-Benz OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros. Oferece potência de 238 cv a 2.200 rpm, com torque de 850 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm, e se caracteriza pelo elevado torque já em baixas rotações e por respostas rápidas, tanto nas arrancadas, como nas retomadas de aceleração.
Com 17 toneladas de PBT, o OF 1724 é ideal para trechos que exigem maiores velocidades médias. Ele foi desenvolvido para carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Entre seus itens de série incluem-se ainda freio motor, exclusivo Top Brake, freio ABS, coluna de direção regulável e polia adicional no motor para ar condicionado.
Suspensão pneumática
Além da tradicional configuração com suspensão metálica, os chassis OF 1721 e OF 1724 são oferecidos com suspensão pneumática – assim como o modelo OH 1621 L.
Na dianteira do veículo, a suspensão pneumática conta com duas bolsas de ar, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras tensoras. Na traseira, são quatro bolsas de ar, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras tensoras transversais e longitudinais.
Superarticulado
Com aceitação crescente no mercado, o superarticulado O 500, oferecido nas versões UDA piso baixo e MDA piso alto, tem como principal destaque seus 4 eixos (sendo o último na parte traseira direcional), possibilitando a instalação de carroçarias de até 23 metros, com uma única articulação, para o transporte de mais de 200 passageiros no modelo O 500 MDA, dependendo da configuração interna do ônibus.
Às já conhecidas versões de articulados O 500 MA (piso alto) e UA (piso baixo), a marca agrega os O 500 MDA (piso alto) e UDA (piso baixo). Os modelos O 500 UA e UDA são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os O 500 MA e MDA são mais adequados para corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas.
Chassi LO 916 para microônibus
Também em exposição na FetransRio, o chassi de microônibus LO 916 pode receber carroçarias de 8.500 mm até 9.100 mm de comprimento, dependendo do entreeixos e do layout interno. Além da tecnologia BlueTec 5 e de motores mais econômicos e ecológicos, o LO 916 oferece maior capacidade de transporte de passageiros, graças ao posicionamento mais avançado do posto do motorista e ao seu PBT de 9.400 kg. A essas vantagens somam-se reduzido custo operacional, robustez e resistência, que se devem , entre vários fatores, ao conjunto de suspensão, com molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras, tanto na dianteira quanto na traseira, proporcionando maior conforto e estabilidade. O chassi LO 916 ainda oferece a opção de câmbio automático Allison.
Chassis O 500 rodoviários
Os chassis de ônibus rodoviários O 500 RSD 6×2 e O 500 RSDD 8×2, com 2º eixo direcional de fábrica, ganharam motor mais potente, de 408 cv, e contam com mais força e desempenho nas estradas. Entre os destaques da linha estão o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift GO 240 de 8 marchas com retarder integrado, sistema ESP de controle da estabilidade, freio eletrônico EBS, sistema anti-travamento ABS, controle de tração ASR, freios a disco e sistema anti-tombamento da carroçaria.
A introdução de diversos equipamentos e sistemas amplia o leque de possibilidades para que os clientes configurem os seus ônibus de acordo com suas demandas, tipo de operação e condições de topografia onde irão atuar.
Alliance Truck Parts para peças de reposição
Na FetransRio, a Mercedes-Benz irá divulgar sua mais recente novidade na área de peças de reposição: a Alliance Truck Parts. Ligada à Daimler Trucks North America, a marca já está disponível para os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
O portfólio da Alliance Truck Parts inclui vários acessórios e peças, como defletores de ar, tampas antifurto, tampas de estribo, filtros, palhetas do limpador de para-brisa e pastilhas de freio. Novos itens serão agregados, ampliando a oferta para os clientes, que contam com atendimento e mão de obra especializada nos concessionários Mercedes-Benz.
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Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.