ZF apresenta sua nova transmissão automática para ônibus

Setzt neue Standards: Mit zahlreichen technischen Verbesserungen ermöglicht das EcoLife 2, die neue Generation automatischer Getriebesysteme für Busse, Kraftstoffeinsparungen von bis zu drei Prozent. // Setting new standards: With numerous technical improvements, the EcoLife 2, the latest generation of automatic transmission systems for buses, can enable fuel savings of up to three percent.

Empresa global de tecnologia que fornece sistemas de mobilidade, a ZF apresenta sua nova transmissão automática para ônibus urbanos. Segundo informações da marca, a EcoLife 2 é mais leve, mais eficiente, mais robusta e de manutenção mais simples. A ZF afirma que as melhorias mais significativas estão na economia de até três por cento de combustível, sistema start-stop disponível para todas as versões e um menor desgaste graças à otimização do seu sistema de arrefecimento. Na nova geração da EcoLife, a ZF elevou também os níveis de conforto, melhorando ainda mais a qualidade das trocas de marchas, por exemplo.

“Os ônibus movidos com motores de combustão interna ainda são um componente central dos sistemas de transporte público e das viagens de longa distância. Portanto, é importante contribuir para reduzir as emissões e aumentar a eficiência nessa área. O mercado demanda por altos níveis de conforto combinados a melhor desempenho e conseguimos isso com a nova EcoLife 2”, diz Andreas Grossl, responsável por sistemas de eixos e transmissões de ônibus na ZF.

A ZF manteve o princípio básico do conjunto de engrenagens planetárias de seis estágios com conversor de torque e retardador primário na segunda geração da transmissão EcoLife, mas diversas modificações técnicas otimizam a nova versão da transmissão Powershift, permitindo que ônibus urbanos e interurbanos se desloquem com um torque de entrada de até 2.000 Nm, resultando em suaves trocas de marchas.

ZF Econômica, robusta e confortável

O amortecedor de vibrações torsionais que equipa o conversor de torque proporciona uma troca de marcha mais rápida e suave. Todas as variações de modelos da EcoLife 2 contam ainda com a função “start-stop” que reduz o consumo de combustível. O componente foi calibrado pela ZF de forma a atender a tendência atual de se trabalhar com o motor e a transmissão nas mais baixas rotações permissíveis, o que torna a operação mais eficiente e econômica. Dessa forma o conversor de torque reduz as vibrações do motor para a transmissão e ao sistema de tração como um todo, aumentando os níveis de conforto e minimizando o desgaste.

Há mais novidades na transmissão que merecem ser destacadas. O novo conjunto de engrenagens planetárias da EcoLife 2 possibilitou o aumento da relação de transmissão de 5.469 para 5.727, o que é necessário para melhorar a transmissão de potência/torque e obter assim maior eficiência. Além disso, os engenheiros da ZF conseguiram reduzir as perdas internas ao aplicar um novo revestimento nos discos das embreagens e freios. Esse novo revestimento melhora a dissipação de calor no conjunto, que por sua vez, reduz o desgaste.

Outra inovação na EcoLife 2 é o conceito de resfriamento. O trocador de calor de aço inoxidável instalado atrás da transmissão agora possui um duto triplo, que integra o sistema de resfriamento da transmissão e elimina a necessidade de um trocador de calor adicional. O resultado é uma redução no peso de aproximadamente 10 quilos e maior facilidade de manutenção.

O controle da transmissão oferece mais vantagens

As maiores vantagens da EcoLife 2 resultam do software de gerenciamento da transmissão, que não é apenas responsável pelas trocas de marchas extremamente rápidas, suaves e com maior conforto; mas também pela função “rolling mode”  que contribui para a economia de combustível por meio da seleção automática do neutro nas situações em que o veículo estiver trafegando com o pedal do acelerador em repouso e com nenhuma atividade dos freios. Os clientes também podem se beneficiar pelo fato de o software de transmissão poder ser calibrado para uma variedade de motores com diferentes características. Com isso, a ZF pode fornecer a EcoLife 2 exatamente de acordo com os requisitos do cliente.

Outras vantagens incluem montagem mais simples e diagnósticos mais fáceis, para os quais a ZF oferece pacotes de serviços preventivos por meio de suas oficinas e parceiros internacionais.

A EcoLife 2 estará disponível para os clientes atuais a partir do próximo ano e logo após estará disponível no mercado para novos clientes.  Além disso, uma variável da EcoLife 2 para ônibus rodoviários está em desenvolvimento, e deverá abranger a faixa de torque entre 1.700 a 2.800 Nm.

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