Avaliação do Mercedes Benz Accelo com câmbio automatizado

Avaliação do Mercedes Benz Accelo com câmbio automatizado

Avaliação do Mercedes Benz Accelo com câmbio automatizado. No Mercedes Benz Accelo 1316 com câmbio automatizado, dentro da cabine está nossa novidade, pelo menos a parte operacional dela: o câmbio automatizado, manuseado por uma pequena alavanca central. Outro detalhe é a eliminação do pedal de embreagem, que é acionada sem auxílio do motorista.

Assista ao vídeo:

 

O Accelo é um caminhão leve que tem a posição de dirigir como um grande benefício, aliás, a Mercedes-Benz chama a cabine do modelo de Home Office, um verdadeiro escritório onde o motorista é o executivo. E bem confortável, com o volante parecendo de automóvel, a coluna de direção ajustável e vários porta-objetos, inclusive com encosto tipo “mesa”.

Ainda dentro da cabine está nossa novidade, pelo menos a parte operacional dela: o câmbio automatizado, manuseado por uma pequena alavanca central. Outro detalhe é a eliminação do pedal de embreagem, que é acionada sem auxílio do motorista

Avaliação do Mercedes Benz Accelo com câmbio automatizado

O câmbio automatizado foi desenvolvido por meio da parceria entre a marca alemã e a Eaton, especialmente para o Accelo. Os modelos 1016 e o 1316 utiliza a versão Eaton 6206A, enquanto a versão 815 usa o Eaton 6106A. Ambos são câmbios de 6 marchas, com escalonamento inteligente, com primeira reduzida de 6,20 e última marcha com overdrive 0,78.

A estrutura do câmbio automatizado do Accelo é a mesma de um câmbio manual, ou seja, uma caixa mecânica acoplada a uma espécie de robô que faz a seleção das marchas, na hora certa, analisando as condições de aceleração e outros parâmetros no momento da condução, otimizando inclusive o consumo de combustível.

Avaliação do Mercedes Benz Accelo com câmbio automatizado

Os testes da Mercedes-Benz mostram que essa redução de consumo pode atingir até 3% em operações urbanas, por conta da automatização e inteligência aplicada no câmbio. Uma ótima opção para caminhões que circulam nas cidades, onde as trocas de marchas são constantes, aliviando o estresse do motorista e tornando a condução mais segura.

Na operação, o câmbio oferece dois modos de condução: função Eco (mais econômica) e Power (para situações de subidas/serras e ultrapassagens). A engenharia da marca explica que o equipamento tem um sistema que reconhece a inclinação da pista e a carga do veículo, realizando a troca de marcha de forma mais correta e adequada de acordo com as condições de pista e do veículo.

Também conta com o auxílio de partida em rampa, um dispositivo que ajuda na operação do veículo e aumenta a segurança. A manutenção ganha por conta de dois tópicos: o prolongamento da vida útil da embreagem, que dura pelo menos duas vezes mais e da proteção do trem-de-força em relação a trancos e eventuais erros de operação.

O Accelo vem equipado com motor Mercedes-Benz OM 924 LA de 4,8 litros, um conjunto robusto que consegue atingir até 610 Nm de torque. O tanque adicional de combustível de 150 litros eleva para 300 litros a capacidade total do caminhão, o que permite mais autonomia. O modelo usa 25 litros de Arla 32 para reduzir as emissões de poluentes.

O line up do Mercedes-Benz Accelo, já disponível nas com concessionárias com câmbio automatizado é o seguinte: Accelo 815 com 8.300 kg de PBT – peso bruto total, Accelo 1016 com 9.600 kg de PBT e o médio Accelo 1316, que possibilita 13.000 kg de PBT.

Avaliação do Mercedes Benz Accelo com câmbio automatizado

Ficha técnica

Motor: MB OM 924 LA 4,8 lts
Combustível Diesel
Cilindros 4 cilindros em linha
Potência 156 cv a 2.200 rpm
Torque 610 Nm (62 mkgf) @ 1.200 – 1.600 rpm
Transmissão Automatizada, sem pedal de embreagem
Embreagem Monodisco, diâmetro 362mm
Rodas e Pneus 6.75×17.5 Pneus 235/75R17.5
Freios Tambor/Disco
Suspensões Dianteira e traseira: Molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
Eletrônica Auxiliar ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas) EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem) ASR (Controle de Aderência em Aceleração)
Tanque de combustível 75 / 150 litros

 

Dimensões e Pesos

Entre-eixos 31 / 37 / 44 31 / 39 / 46
Distância entre-eixos 3.100 / 3.700 / 4.400 mm 3.100 / 3.900 / 4.600 mm
Comprimento total 6.134 / 7.134 / 7.961 mm 6.134 / 7.134 / 7.961 mm
Largura 2.176 mm 2.176 mm
Altura 2.494 mm 2.494 mm
PBT 9.600 kg 9.600 kg
Carga útil máx.+equip.1 [C]* 6.280 / 6.190 / 6.120 Kg
Carga útil máx.+equip.1 [E] 6.251 / 6.161 / 6.091 Kg
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) 11.000/13.000 kg 11.000/13.000 Kg

 Essa matéria saiu primeiro em, leia mais em: Revista Frete Urbano

 

Read Previous

Troca de velas da Yamaha Factor YBR 125

Read Next

Setor de reparação de veículos movimenta R$ 67,6 bilhões em 2019