Além de prezar pela segurança, dicas de pneus para motoristas de caminhão trazem economia na operação. A afirmação é da fabricante Bridgestone, que compartilha algumas recomendações nesta que é considerada a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro.
Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”
O objetivo da empresa é promover um trânsito mais seguro para todos e orientar os motoristas que cuidados periódicos com manutenção dos pneus contribuem para segurança, desempenho e economia para profissionais de veículos de carga. Segundo os dados apresentados, mais de 600 mil caminhoneiros autônomos (ABCAM) circulam pelas nossas estradas.
Dicas de pneus para motoristas de caminhão
Um dos itens mais importantes dos caminhões, o pneu transfere toda a potência de tração e frenagem do veículo para o solo, além de proporcionar estabilidade e conforto ao motorista. Para mantê-lo sempre em bom estado, aumentar a sua vida útil e obter melhor performance do veículo, fique atento aos 5 ladrões de quilometragem:
Alinhamento: verifique periodicamente o alinhamento de todos os eixos e rodas, ao menos a cada 20 mil km rodados. O desalinhamento das rodas ou eixos afeta a dirigibilidade e provoca o arraste contínuo dos pneus, fazendo com que o desgaste seja acelerado e anormal, reduzindo a quilometragem em até 25%.
Balanceamento: um conjunto desbalanceado produz oscilações e vibrações tanto estática como dinâmica, além de gerar desconforto aos motoristas e passageiros. A falta de correção deste item pode reduzir em até 20% a quilometragem de um pneu.
Calibragem: Realizar a calibragem de todos os pneus ao menos uma vez por semana contribui para o bom estado do pneu, seu índice de recapabilidade e evita uma redução de até 25% na quilometragem.
Desenhos de banda de rodagem: esta é a única parte do pneu em contato com o solo, sendo responsável pela tração, frenagem, proteção da carcaça e dirigibilidade. Por isso, a escolha incorreta deste item pode reduzir a quilometragem em até 40%.
Emparelhamento: trata-se da diferença entre as características dimensionais entre conjuntos pneumáticos montados em rodado simples ou duplo. Procure manter a montagem no eixo dos pares perfeitos, ou seja, pneu da mesma marca, modelo, desenho, calibragem e ciclo de vida (novo com novo, reformado com reformado).
Bandag e os cuidados com o pneu recapado
Outra solução da Bridgestone que contribui para o aumento da vida útil do pneu e para a economia do caminhoneiro é a recapagem oferecida pela Bandag, líder mundial na pesquisa e desenvolvimento de bandas de rodagem.
Para que o pneu passe por este processo, que consiste na substituição da banda de rodagem (a parte do pneu que fica em contato com o solo), é necessário que o condutor/frotista esteja atento ao momento correto para retirada do pneu para realizar a recapagem, seja pelo histórico da frota em função da aplicação (principalmente em serviços severos), para que a carcaça mantenha condição para ser recapada ou seja pelo monitoramento do TWI (indicador de desgaste da rodagem), que mostra o máximo de desgaste que o pneu pode atingir.
Após a recapagem, é importante manter o controle dos 5 ladrões de quilometragem, que também vale para os cuidados com o pneu reformado.