Manutenção preventiva dos freios contribui para segurança dos VUCs

Manutenção preventiva dos freios contribui para segurança dos VUCs

Especialista alerta que a manutenção preventiva dos freios contribui para segurança dos VUCs (veículos urbanos de carga). Ideal para a distribuição em centros urbanos, devido às restrições de frotas de grande porte, os VUCs rodam o dia inteiro no anda-e-para do trânsito e precisa de cuidados especiais do sistema de freios, reforçando a segurança do motorista.

A recomendação vem da Cobreq, marca da TMD Friction, uma empresa do grupo Nisshinbo, fabricante de pastilhas e outros componentes para os freios. A empresa indica ainda que as frotas façam a revisão dos caminhões, em especial no sistema de freio, item essencial para garantir proteção na pista.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News que comemora o Dia do Mecânico

“É fundamental que a manutenção do veículo aconteça periodicamente para checar a funcionalidade do mesmo e se todas as peças e sistemas estão em bom estado. Não é somente a quebra de uma peça que pode ser prejudicial, o desgaste natural dos componentes também pode provocar graves acidentes, sendo assim, todo o sistema de freios incluindo pastilhas, sapatas e fluído devem ser revisados”, afirma Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil.

Pastilha

As pastilhas de freio são responsáveis por parar o movimento de rotação das rodas do veículo. É importante verificar se elas estão gastas ou com ruído durante a revisão.

Sapata

As sapatas compõem o sistema de freio a tambor, elas recebem a força dos cilindros de roda e a utiliza para comprimir as lonas de freio contra o tambor, gerando atrito e desacelerando as rodas.

Fluido de freio

Também é importante checar o nível do fluido de freio, se ele estiver abaixo do indicado pode indicar o desgaste natural das pastilhas de freio ou até mesmo vazamento. “É importante que essa revisão seja feita em uma mecânica de confiança, o fluido de freio por exemplo não deve ser completado, se ele estiver próximo do nível mínimo, é necessária inspeção no sistema de freio. Importante realizar a substituição do fluido no tempo recomendado pelo fabricante do veículo”, afirma.

Os materiais de fricção desenvolvidos pela Cobreq atendem diversos tipos de caminhões, assim como os VUCs. Com forte investimento em tecnologia e testes rigorosos em diferentes ambientes e condições, as peças oferecem excelência em qualidade, conforto e segurança.

Read Previous

Transportadora DHL faz distribuição com Renault Kangoo elétrico

Read Next

Caminhão elétrico da JAC Motores entra em operação com entregas