A fabricante de catalisadores automotivos Umicore orienta para danos no catalisador por conta de buracos nas vias causados pelas chuvas. Para evitar esse problema, orienta a verificação do item que pode ser danificado após grandes impactos, ocasionando a quebra da cerâmica.
Segundo a empresa, o catalisador foi desenvolvido para ter a mesma durabilidade do automóvel, desde que seja realizada a manutenção correta, conforme o manual da fabricante. Porém, impactos causados por trafegar em estradas desniveladas, mal conservadas ou esburacadas podem comprometer, principalmente, os catalisadores posicionados no assoalho.
Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”
Leia a Revista Oficina News completa
“Caso o catalisador seja danificado será necessária a sua substituição. O valor da troca varia entre R$ 350,00 e 1.350,00”, informa Cláudio Furlan, gerente Comercial da Umicore. A empresa aconselha somente o uso de peças homologadas pelo INMETRO identificadas com o logotipo da instituição.
O técnico ainda ressalta que o aumento das chuvas também pode comprometer os pneus, rodas, suspensão e alinhamento, comprometendo a estrutura e segurança do veículo. “O ideal é que o motorista desvie de buracos e rachaduras, mas sabemos de eles podem passar desapercebidos em algumas situações. Neste caso, a recomendação é passar por eles em velocidade reduzida”, alerta Furlan.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.