Scania lança acelerador inteligente para economizar combustível

Scania lança acelerador inteligente para economizar combustível

Disponível na rede de concessionárias, Scania lança acelerador inteligente para economizar combustível. Batizado de Acelerador Inteligente Scania o dispositivo é um opcional que consegue reduzir em 20% o consumo de combustível da Nova Geração de caminhões em comparação à gama anterior.

Segundo a montadora, o acessório ajuda ainda a cumprir a meta de reduzir em 20% as emissões de CO2 de seus veículos em circulação até 2025. Veículos equipados com o acessório farão parte da linha 2021/2022, já estão disponíveis para compra na rede de concessionárias e serão entregues a partir de 1º de agosto deste ano.

Scania lança acelerador inteligente para economizar combustível

Os 20% de economia de combustível que a Nova Geração passa a alcançar é dividido da seguinte forma: motor Euro 5 com sistema de injeção de alta pressão (8%), aerodinâmica externa da cabine (2%), inovações da caixa de câmbio Scania Opticruise (2%), Scania Actcruise (3%) e os 5% do Acelerador Inteligente Scania.

O Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, foi introduzido na linha 2020/2021 e já é item de série. O Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente.

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Esta economia adicional de 5% do acelerador inteligente foi comprovada em testes de campo realizados com clientes em várias condições e operações distintas, nas principais aplicações rodoviárias. Foram utilizados caminhões com carretas tipo “vanderleia” e LS (três eixos), composições nove eixos (rodotrem) e diferentes tipos de tração como 6×4 e 6×2, no transporte de grãos, carga frigorificada, combustíveis e outros. Todo o resultado foi validado pela Engenharia Scania em mais de 500 mil km de demonstrações por topografias variadas e diversas regiões do país.

O Acelerador Inteligente Scania, ou controle de aceleração, está disponível para todos os modelos da Nova Geração, inclusive os fora de estrada. “A Nova Geração, que completou dois anos, é a melhor máquina de economia de combustível da história da Scania.

Com o acelerador inteligente subimos a um patamar que nos distancia ainda mais da concorrência. Com as margens do custo do transporte cada vez mais apertadas será um diferencial substancial na sustentabilidade do negócio. O cliente vai comprovar uma rentabilidade nunca vista no mercado”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

O acelerador inteligente também vai apoiar a Scania no cumprimento da meta de reduzir em 20% as emissões de CO2 de seus veículos em circulação até 2025, de acordo com o compromisso firmado com o Science Based Target, um comitê global que estipula indicadores de redução de emissão de gases do efeito estufa conforme a atividade da empresa.

“A economia de diesel é essencial para a saúde financeira das empresas de transporte, além de contribuir significativamente com o planeta e a sociedade ao reduzir as emissões de gases poluentes”, completa Munhoz.

O funcionamento do acelerador inteligente está ligado a uma análise do peso do veículo, da posição do pedal de aceleração e deslocamento do modelo, para evitar acelerações bruscas e desperdício desnecessário de combustível.

“Dessa forma, o veículo é conduzido de forma mais confortável e econômica preservando outros componentes do trem de força e os freios. O sistema trabalha de forma automática e desativa quando o motorista pressiona o acelerador até o fundo (posição do Kickdown), entendendo que o condutor precisa de toda a capacidade de aceleração naquele momento. Ao soltar o pedal, o sistema volta a controlar a aceleração do veículo”, explica Paulo Genezini, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil.

“Numa situação de viagem com alta frequência de alternâncias de velocidade, tráfego intenso e em veículos não totalmente carregados ou vazios, o acelerador inteligente vai contribuir para uma maior economia de combustível. O efeito será um pouco reduzido em rotas onde existam velocidades constantes (de cruzeiro). Ou seja, quanto mais variações na rota maior será sua atuação automática. O motorista vai sentir rapidamente a diferença desse grande benefício”, conclui Genezini.

 

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