Mecânico com qualidade certificada

Mecânico com qualidade certificada

Gestão de oficinas – Mecânico com qualidade certificada

Instituto que promove a qualidade no segmento automotivo dá início à certificação para os profissionais da reparação no Brasil, com objetivo de proporcionar mais capacitação no segmento e mais confiança ao cliente

Carol Vilanova

Fotos: Divulgação

Excelência na prestação de serviços automotivos. Esse é o maior desejo de todos os mecânicos: atender bem o cliente, executar as revisões e reparos com dedicação, usar componentes e ferramentas adequadas, e ver o seu trabalho sendo reconhecido pelo motorista.

No final do dia, os dois lados saem ganhando, pois será criada a confiança e a segurança, pilares para o bem-estar dos envolvidos. Até porque bom atendimento não é diferencial, é obrigação. Tratar o cliente com respeito, transparência e qualidade é essencial para quem busca a excelência na prestação de serviços.

Este é o escopo principal do IQA, o Instituto da Qualidade Automotiva, criado e dirigido por Anfavea, Sindipeças e outras entidades, cujo foco é promover a qualidade, a competitividade e sustentabilidade em todos os setores da indústria automobilística, inclusive o de serviços, que inclui as oficinas de reparação veicular.

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Seguindo essa missão, o IQA dá início neste mês ao programa do Certificação de Profissionais IQA, que pode e deve ser obtido por qualquer reparador automotivo, independente de diploma ou formação acadêmica específica.

Segundo Sergio Ricardo Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA, conta que os benefícios do certificado são muitos, de uma maneira geral, principalmente para a sociedade. “A segurança de que o seu veículo está sendo reparado por um profissional certificado por uma instituição isenta e especializada no setor automotivo como o IQA. Temos que pensar em trazer para o setor uma profissionalização que a tempos está faltando e que trará benefícios a toda sociedade”, analisa.

Sérgio Fabiano, do IQA

O IQA já conta com uma certificação de serviços para a oficina, chamado de Certificação de Centro de Reparação, que opera desde 2007 tratando da certificação dos processos da empresa, ou seja, certifica a qualidade dos serviços na empresa.

“Já a nossa nova Certificação de Profissional avalia e certifica a competência técnica do reparador, ou seja, do mecânico que atua na oficina. Portanto, esta nova certificação irá trazer mais confiança ao cliente de que a oficina contará com um profissional capacitado para reparar o seu veículo”, observa.

Como ser um mecânico certificado

Sérgio explica que o profissional reparador pode se inscrever através do site https://cpiqa.iqa.org.br/. Todo o processo é online e sem necessidade de se deslocar para nenhum local. O valor é de R$ 150,00 por escopo escolhido, divididos entre: Sistema de Motores, Sistema de Direção, Sistema de Suspensão, Sistema de Freio, Sistema de Exaustão, Sistema de Funilaria, Sistema de Pintura, Sistema de Retifica de Motores.

“As etapas são a de inscrição, validação do pagamento, envio de documentos, agendamento da prova, realização da prova e recebimento do certificado (quando aprovado), todos comunicados por e-mail conforme padrão de plataformas de compras. No site também temos o regulamento de todo o processo com informações detalhadas da certificação. Vale lembrar que este será um processo totalmente “online” e seguro”, afirma Sérgio.

Mecânico com qualidade certificada
Foto: Freepik.com

Segundo o executivo, todos os mecânicos da mesma oficina podem obter a certificação, seguindo os escopos da especialidade escolhida. Aliás, se a oficina tiver todos os profissionais certificados será um grande diferencial.

A prova conta de 50 perguntas para serem respondidas no período de três horas no máximo, que avaliarão em todas as etapas do processo de reparação como a Inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição das peças. Ou seja, uma avaliação completa e com base nas normas ABNT NBR relacionada a cada escopo.

“Todo o conteúdo ou banco de perguntas segue as normas NBR ABNT relacionadas a cada um dos escopos que são:  Sistema de freio (ABNT NBR 14778), Sistema de direção (ABNT NBR 14779), Sistema de suspensão (ABNT NBR 14780), Sistema de exaustão (ABNT NBR 14781), Sistema de Motores (ABNT NBR 14481), Sistema de Funilaria e Pintura (ABNT NBR 14284) e Retífica de Motores (ABNT NBR 13032)”, esclarece Sérgio.

A certificação inicial terá validade de três anos (36 meses) e as recertificações de dois anos (24 meses). Isto se dá pela necessidade de avaliar se o profissional está evoluindo no conhecimento das novas tecnologias.

Foto: Freepik.com

Como se diferenciar com a certificação

Quem for um mecânico certificado tem o direito de obter um bordado autocolante para o uniforme de trabalho, demonstrando a sua certificação. “Também está em processo de desenvolvimento outros itens que o profissional e as empresas poderão adquirir”, diz o executivo.

Ele afirma que o certificado pode explorar de diversas maneiras, com a indicação em seu uniforme, a apresentação de seu certificado na recepção da oficina, a colocação de placas indicativas de profissional certificado na oficina, entre outras maneiras que surgirão com o passar do tempo.

“Esta certificação será um divisor de “águas” para o setor, pois levará o profissional a ser avaliado e certificado pela sua competência técnica, ou seja, todos vão querer mostrar a sua competência e com isto precisarão se aprofundar no conteúdo da especialidade em que atua como reparador”, finaliza.

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