Seguir sempre as recomendações dos fabricantes nos freios de serviço e de estacionamento de empilhadeiras evitam acidentes e garantem a durabilidade das peças, segundo a engenharia da distribuidora de peças para linha industrial da TVH-Dinamica.
Composto por freios hidráulicos com lonas e tambor, o sistema de freios vai funcionar com adequadamente, sem causar travamento das rodas, arraste de pneus e sem provocar acidentes.
De acordo com a empresa, o freio de serviço da empilhadeira é acionado por pedal e comando por fluido hidráulico. Já o freio de estacionamento é acionado por alavanca manual e conduzido mecanicamente por cabo e possibilita a parada em terrenos planos e inclinados, quando o operador estaciona o equipamento.
Sapata, cilindros, pinça, retentor, jogo de reparos e tambor, bem como o nível do fluido de freio devem ser revisados, constantemente para garantir a vida útil e o funcionamento adequado da frenagem.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.