VWCO dá inícios a testes com primeiro caminhão autônomo

VWCO dá inícios a testes com primeiro caminhão autônomo

Seguindo a jornada da mobilidade, a VWCO dá inícios a testes com primeiro caminhão autônomo da marca. Dessa forma, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta o Constellation 31.280 8×4, primeiro veículo da marca capaz de trafegar sem necessidade de interferência direta do condutor. O modelo vai atuar junto às colhedoras no campo, em lavouras de cana-de-açúcar no interior de São Paulo, com foco em assegurar maior produtividade e eficiência à operação.

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Com esse primeiro passo, a VWCO avança também no último dos três pilares que compõem o transporte do futuro: elétrico, conectado e autônomo. A tecnologia embarcada desenvolvida pelos engenheiros da VWCO permite que o caminhão, sem a atuação do motorista, seja capaz de manter a trajetória planejada, controlar a velocidade, reconhecer placas de sinalização, obstáculos e até pedestres, propiciando máxima precisão, eficiência e segurança durante todas as etapas da operação.

Para isso, o veículo conta com uma direção eletricamente assistida, que faz a interface com toda a tecnologia embarcada. Além da caixa de direção com assistência elétrica, está equipado com um avançado sistema de geoposicionamento em tempo real (Real Time Kinematic ou RTK), que identifica sua posição e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 cm e com variações mínimas, impossíveis de se atingir na condução humana.

O controle da velocidade de cruzeiro, também conhecido como piloto automático, é outra das soluções utilizadas para a segurança e precisão na operação. O sistema determina e mantém a velocidade a ser cumprida na atividade, permitindo também ao motorista alterar através de teclas os valores de velocidade para mais ou para menos. Mesmo com o modo de condução autônoma ativado, o motorista tem o domínio de tudo: a qualquer momento, pode desativar a condução autônoma e assumir novamente o controle do veículo.

VWCO dá inícios a testes com primeiro caminhão autônomo

Outro grande diferencial em teste é o exclusivo sistema VWCO de câmeras, que substituem os retrovisores tradicionais, oferecem uma visão 360° ao redor do veículo, além de maior visibilidade durante a operação noturna.

A navegação e ajustes do sistema autônomo estão dispostos de forma prática e ergonômica ao motorista dentro da cabine, oferecendo uma interface intuitiva e simples ao operador, para que ele possa extrair o máximo de produtividade dos veículos na operação.

O desenvolvimento das soluções contou com a expertise do time de engenharia do centro de pesquisa e desenvolvimento da VWCO em Resende (RJ) para integração dos sistemas de automação, desenvolvimento de software e módulos de controle, direção eletricamente assistida, suspensão reforçada, cabine com novos itens como banco com cinto integrado e bancos de fácil limpeza do consagrado pacote Robust da família Constellation e exclusivo sistema de câmeras com visão noturna substituindo os retrovisores e powertrain com transmissão automatizada. O desenvolvimento contou também com as parcerias das empresas RAVEN para o sistema de geoposicionamento e da BMB para customização do veículo para aplicação na colheita da cana-de-açúcar, além de novas soluções como os eixos de bitola larga de 3 metros.

Sob medida para a operação canavieira

O caminhão Constellation 31.280 8×4 vai atuar juntamente com as colhedoras de cana-de-açúcar para a operação de transbordo dentro da lavoura e, na sequência, descarregando-a nos veículos de maior porte, que são responsáveis pelo transporte até as usinas. O sistema de navegação autônoma, com precisão de 2,5 cm aliado aos eixos de bitola larga de 3 metros, assegura um menor dano às mudas, pois conseguem dar maior precisão à operação de colheita respeitando o distanciamento de linhas e evitando o esmagamento pelos pneus das linhas onde as mudas se encontram.

Os eixos dianteiros contam com capacidade de 8 toneladas, aliados a eixos traseiros de 13 toneladas com redução no cubo, e totalizam um Peso Bruto Total (PBT) de 42 toneladas, contando ainda com pneus de alta flutuação que reduzem a compactação do solo e aumentam a tração. Eixos de bitola larga de 3 metros, aliados à suspensão reforçada e ajustados para este tipo de operação, asseguram maior estabilidade lateral do veículo em todas as condições. O sistema de tração 8×4, somado ao consagrado motor D08 de 280 cv com transmissão automatizada de 12 velocidades, garantem alta performance em qualquer terreno, além de conferir maior conforto ao motorista, disponibilidade e durabilidade dos componentes do sistema de trem de força.

O veículo conta ainda com sistema de auxílio para partidas em rampa (HSA), aumentando a segurança e facilitando a operação para o motorista. Com o kit canavieiro, o modelo traz diversos itens que adaptam o caminhão à operação no segmento sucroalcooleiro, como grade de proteção frontal “quebra mato”; escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador “peito de aço”; protetor de alternador contra palha; protetor térmico das tubulações do sistema pneumático (freio), tela de proteção do radiador, pontos de ar para limpeza da cabine e da grade frontal e chicote elétrico com proteção robusta, tomada de força, entre outros.

 

Read Previous

Válvulas Eaton equipam motor aspirado do Honda New HR-V

Read Next

Citroën apresenta nova identidade visual e logotipo