![](https://www.oficinanews.com.br/wp-content/uploads/2015/02/oficinanews_vw-jetta-1.jpg)
Com novo visual, mais próximo ainda do DNA global da marca, a Volkswagen acaba de lançar as novas linha do Jetta e do Touareg. O sedã ganhou mudanças na dianteira e na traseira, principalmente, em relação ao conjunto óptico e à grade frontal. Além disso, instrumentos, volante, forração, detalhes de decoração e rodas foram incrementados. E agora é oferecido em três versões: a de entrada, Trendline, a intermediária, Confortline e a topo de linha Highline. Todas já bastante recheadas de tecnologia embarcada.
Os novos Jetta Trendline e Confortline são oferecidos com motorização 2.0l Total Flex, de até 120 cv, com transmissão automática de seis marchas, a segunda geração da AQ250 Tiptronic. Já o modelo Highline traz o motor 2.0l TSI, de 211 cv, e a transmissão DSG (DQ250) de seis marchas e dupla embreagem. Todas as versões contam, de série, com freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de tração (ASR), além do sistema de suspensão traseira do tipo Multilink, com novas molas e amortecedores, que ganharam calibração específica.
Touareg
Também com o desenho externo renovado, o Novo Touareg vem com novidades como Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros) e freios com sistema “Multicollision Brake” como itens de série. Em relação ao line up, temos a versão V6 e a R line, como topo de linha, com motor V8 e suspensão pneumática.
A versão V6 é equipada com motor FSI 3,6l com 280 cv a 6.200 rpm e torque de 37 kgfm a 2.900 rpm. A transmissão é automática do tipo tiptronic, com oito marchas. Como equipamento de série, destaca faróis bixenônio, sistema de tração integral 4MOTION, volante multifuncional, sistema de infotainment RNS 850 com navegação integrada, tela sensível ao toque (touchscreen), sistema de controle de climatização (Climatronic) com duas zonas de resfriamento, direção hidráulica e controle eletrônico de estabilidade (ESC) com função de estabilização de reboque, entre outros.
Já o Novo Touareg R-Line é oferecido exclusivamente com o motor V8 FSI 4,2 litros, com 360 cv, e transmissão automática de oito marchas Tiptronic, sendo que a oitava marcha pode ser usada como “overdrive”. A suspensão pneumática tem controle eletrônico, com sistema de nivelamento automático e ajustes de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores e a diração é eletromecânica com dois pinhões e duas cremalheiras.
A lista de itens é longa, com destaque para o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador automático de velocidade e distância) integrado ao Front Assist, e o Side Assist.
Os preços do Jetta ainda não foram completamente definidos, mas partirão de R$ 75.000,00, enquanto os valores da Touareg começam em R$ 250.000,00. Vale lembrar que o Jetta terá produção nacional ainda esse ano, mais precisamente, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
![](https://www.oficinanews.com.br/wp-content/uploads/2024/12/carol-vilanova-oficina-news-3.webp)
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.