Peugeot e-208 GT: uma experiência esportiva 100% elétrica

Peugeot e-208 GT: uma experiência esportiva 100% elétrica

Mecânica do Futuro Peugeot e-208 GT: uma experiência esportiva 100% elétrica

Com a entrada mais intensa dos veículos elétricos no Brasil, a imprensa especializada está testando cada vez mais opções para este mercado, nos dando alguma base de experiência e comparação no segmento, que até antes só se tinha teoria.

As marcas da Stellantis estão jogando alto no quesito eletricidade, e a Peugeot anunciou sua ofensiva no segmento, por meio do movimento “Move To Electric” (algo como “mova para o elétrico”, em inglês).

Peugeot e-208 GT: uma experiência esportiva 100% elétrica

Assim, o compacto Peugeot e-208 GT, que já tem comercialização e prêmios na Europa, chegou no Brasil, e nós fomos dar uma volta com ele também, é claro. Um verdadeiro modelo da linha 200, que tem sua personalidade, mostra que evoluiu e vai além da tendência dos elétricos para colocar sua pimenta na esportividade.

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Se percebe por conta da performance, que entrega 26,5 kgfm de torque imediato, com 136 cavalos de potência, usando apenas um único motor elétrico. Dessa forma, modelo pode acelerar de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos. A bateria tem 8 anos de garantia, com limite de quilometragem de 160 mil km, afirma a Peugeot.

Peugeot e-208 GT: uma experiência esportiva 100% elétrica

A engenharia da marca explica que são 50 kWh de capacidade, proporcionando ao Peugeot e-208 GT a autonomia de até 340 km com carga completa (ciclo WLTP). O ideal é rodar em centros urbanos, já que na estrada o veículo elétrico tende a gastar mais energia – exatamente ao contrário dos carros a combustão.

Porém, dirigir o Peugeot 208e é bem divertido, já que oferece três modos de condução, que podem ser utilizados de acordo com a necessidade e vontade do momento. O modo “Eco” tem como foco a otimização da autonomia; o “Drive” é indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia, enquanto o “Sport” prioriza o desempenho, quando exige mais potência e torque.

No câmbio, tipo joystick, o motorista escolhe entre os modos P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B Mode. Justamente este último atua na regeneração da bateria, otimizando a autonomia do veículo, que quando acionado desacelera o veículo cada vez que tira o pé do pedal do acelerador. Para garantir ótima dirigibilidade, a direção é do tipo elétrica com assistência variável.

É fácil verificar os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico que estão ilustrados no painel. Para carregar, pode ser usada tomadas convencionais ou totens de carregadores rápidos por meio de um plug, que fica no mesmo local de abastecimento da versão a combustão.

Poder de carga /Tempo previsto (bateria kW a 80%):

– 1,8 kW (tomada doméstica) – 24h56

– 1 kW / 22 kW – 04h03

– 7,4 kW – 06h02

– 50 kW – 53 minutos

– 100 kW – 30 minutos

 

A marca explica que para rodar com segurança no Brasil, a engenharia aplicou um pacote de alterações com reforços específicos para as condições topográficas, climáticas e, principalmente, de pavimentação da região.

O pacote para proteção da bateria, por exemplo, conta com aplicação de chapas metálicas e não plásticas no assoalho e na área abaixo do cofre. As bandejas de suspensão do e-208 GT ganharam reforços, assim como os pneus, que também tiveram as medidas mantidas, mas aqui são do tipo run flat.

Se ele anda bem, tem também um bom portfólio de assistências de segurança, conforto e conectividade. Temos  Peugeot Driver Assist, com recursos como seis air bags, Freios com ABS e REF – distribuição eletrônica de frenagem, frenagem automática, alerta de colisão, alerta de correção de permanência em faixa, piloto automático inteligente etc.

Além de outros equipamentos como câmera de ré, Visiopark 1800 e computador de bordo, teto panorâmico e uma central multimídia integrada ao cluster digital 3D.

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