Tech Drive Jeep Gladiator: picape aventureira com motor V6
Quando eu entrei na Jeep Gladiator pela primeira vez, perguntei qual motor que equipava a picape e a resposta me deixou meio cabrera: é um V6 a gasolina. Saí dali achando que seria uma aventura com alto consumo de combustível. Eu estava errada.
Um verdadeiro Jeep projetado para encarar diferentes terrenos, o Gladiator que avaliamos é oferecido na versão única Rubicon, e dispõe de um conjunto de componentes e tecnologias de ponta para rodar com elegância e robustez no off-road, sem deixar de lado a segurança e a dirigibilidade, com um tanto de conectividade.
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O conjunto de powertrain usa o motor 3.6L V6 movido a gasolina combinado ao câmbio automático de oito velocidades. Dessa forma, consegue alcançar os 284cv de potência a 6.400 giros e 35,38 kgf de torque a 4.100 rpm.
Com exagero de tamanho, a picape adota o sistema de tração 4×4 Rock Trak com relação reduzida 4:1, que proporciona o máximo de força em baixa velocidade, para maior controle, aumentando o torque disponível nas rodas.
A engenharia da marca acrescenta que trabalhando junto com o sistema de tração está o bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok, que trava mecanicamente os eixos fazendo com que ambas as rodas girem na mesma velocidade e evitando que as rodas sem contato com o solo girem em falso. Assim, consegue que a roda em contato com o solo tenha o máximo torque possível para superar os mais difíceis obstáculos.
Sobre a suspensão, temos na dianteira e traseira o tipo Five-link com eixo sólido heady duty Dana 44 de 3a geração e os amortecedores monotubo de alumínio FOX de alta pressão. Os freios na dianteira usa discos ventilado com pinça flutuante de pistão duplo e discos sólidos na traseira, com todas as assistências de frenagem disponíveis. A direção conta com assistência eletro-hidráulica.
Bem característico da Jeep, os faróis dianteiros e de neblina de LED proporcionam uma nítida luz branca e enriquecem o estilo do Gladiator, enquanto as luzes de circulação diurna (DRL) formam uma auréola ao redor dos faróis. Na traseira, temos as tradicionais lanternas quadradas ladeiam da tampa da caçamba.
Ah, é uma picape conversíveis, efeito proporcionado pelo teto removível, assim como as portas, enquanto o para-brisa, feito com moldura de alumínio, pode ser rebatido.
O pacote dispõe de mais de 70 itens de segurança, incluindo piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e airbags frontais e laterais, entre outros.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.