Novo Citroën C3 1.0: eficiente e acessível

Novo Citroën C3 1.0: eficiente e acessível

Tech Drive: Fizemos a avaliação do Novo Citroën C3 1.0, equipado com motor eficiente e com preços de carro popular.

Uma missão bem desafiadora: resgatar os bons resultados de vendas da primeira geração do modelo. Assim o Novo C3 inaugurou o mercado no ano passado com opções concretas para o motorista, inclusive com a volta do motor 1.0 l, que veio da fusão da Stellantis.

Novo Citroën C3 1.0: eficiente e acessível

Justamente a versão que avaliamos, simples e eficaz, daqueles compactos que são pau pra toda obra. Com um toque de modernidade, o hatchback evoluiu em quesitos que eram necessários e manteve outros que já devam certo, como a altura mais elevada do solo com a posição mais alta para dirigir.

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Falando do motor, já fazia tempo que o C3 não entregava uma opção mais popular, e para isso temos o 1.0 Firefly, um conjunto aspirado, que está em vários modelos da Fiat, e oferece uma arquitetura otimizada, com três cilindros, sendo duas válvulas em cada um.

Novo Citroën C3 1.0: eficiente e acessível

A engenharia da marca explica que a adoção de um único comando de válvulas com variador de fase reduz a perda de energia por conta da movimentação dos itens internos e atrito. Essa geometria faz que o rendimento do motor melhore em giros reduzidos, assegurando mais economia de combustível, com performance ajustada e redução dos índices de emissão de poluentes e de ruídos.

Dessa forma, é possível alcançar potência máxima de 75 cv com uso de etanol a 6.000 giros e 71cv quando abastecido com gasolina. O torque é de 10,7 kgfm a 3.250 rpm com etanol e 10 kgfm na mesma rotação com uso exclusivo de gasolina. Esse propulsor está equipado com o sistema HCSS, que elimina o tanquinho extra para partidas a frio. Esse conjunto está atrelado a um câmbio manual de cinco marchas à frente e uma à ré.

Ajustado, o Novo C3 utiliza a suspensão independente do tipo McPherson com barra estabilizadora na dianteira e eixo de torção com rodas semi independentes na traseira. A direção tem assistência elétrica com diâmetro mínimo de curva de 10,5 m, muito macia e proporciona ótima dirigibilidade.

Um detalhe muito legal do Novo C3 é o conjunto ótico, que se funde com o novo ícone da marca, os Deux Chevrons (dois Chevrons, em francês), que remetem às engrenagens bihelicoidais criadas por André Citroën. Assim, a dianteira do modelo revela linhas duplas que começam por meio das luzes de condução diurna (DRL) de leds nos faróis bipartidos e cruzam toda a dianteira até o centro, formando as linhas que identificam os carros da marca há mais de cem anos.

 

Motor

Posição: Dianteiro, transversal

Número de cilindros: 3 em linha

Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm

Cilindrada total: 999 cm³

Taxa de compressão: 13,2:1

Potência máxima: 71 cv (gasolina) / 75 cv (etanol) a 6.000 rpm

Torque máximo: 10 kgfm a 4.250 rpm (gasolina) / 10,7 kgfm a 3.250 rpm (etanol)

Nº de válvulas por cilindro: 2

Comando de válvulas: no cabeçote, com correia “silent chain” de alta durabilidade

Combustível: Gasolina/etanol

Transmissão

Câmbio manual: cinco marchas à frente e uma à ré

Relações de transmissão:

1ª – 4,273

2ª – 2,429

3ª – 1,520

4ª – 1,029

5ª – 0,765

Ré – 4,200

Diferencial – 4,600

Tração: dianteira

Sistema de freios

Com ABS/ESC/ASR/REF

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 252 x 22 mm) com pinça flutuante

Traseiro: A tambor 8” (diâmetro de 203 mm) autoajustável

Suspensão dianteira

Tipo: Independente, McPherson com barra estabilizadora

Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados

Elemento elástico: Molas helicoidais

Suspensão traseira

Tipo: Eixo de torção com rodas semi independentes

Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados

Elemento elástico: Molas helicoidais

Direção

Assistência: Elétrica

Diâmetro mínimo de curva: 10,5 m

Rodas

Medidas: 5,5” x 15” – liga-leve

Pneus: 195/65 R15

Peso do veículo

Em ordem de marcha: 1.056 kg

Capacidade de carga: 410 kg

Dimensões externas/capacidades

Comprimento: 3.981 mm

Largura da carroceria: 1.733 mm (s/espelhos) 2.012 mm (c/espelhos)

Altura do veículo: 1.586 mm / 1.604 mm (com barra)

Distância entre eixos: 2.540 mm

Altura mínima do solo: 180 mm

Ângulo de entrada: 24°

Ângulo de saída: 38º

Volume do porta-malas: 315 litros (VDA) / 367 litros (NET)

Tanque de combustível: 47 litros

Performance

0 a 100 km/h: 16,3 s (gasolina) / 15,0 s (etanol)

Velocidade máxima: 160 km/h (gasolina/etanol)

Consumo PBEV

Urbano: 12,9 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)

Estrada: 14,1 km/l (gasolina) / 10,0 km/l (etanol)

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