Com amplo número de códigos do portfólio, a Magneti Marelli reforça versatilidade na linha elétrica para motos, o que é um benefício quando a produção de motocicletas segue em alta no País.
Para atender as crescentes demandas do mercado de reposição, a Marelli Cofap Aftermarket possui, dentro de seu portfólio de 13 linhas de produtos para o segmento de duas rodas, um catálogo completo de linha elétrica para motocicletas. Lançada em 2021, essa linha é composta por três famílias de produto: reguladores/retificadores, suporte escova e relés. Ao todo, são mais de 70 códigos que atendem cerca de 90% da frota nacional.
Leia a Revista Oficina News completa
Os reguladores/retificadores são peças fundamentais para manutenção do equilíbrio e estabilidade elétrica da motocicleta. Sua função é carregar a bateria e atender a demanda de corrente necessária para alimentar todos os equipamentos, transformando corrente alternada em contínua e, assim, mantendo os níveis de tensão dos dispositivos elétricos e eletrônicos.
O suporte escova é o conjunto que integra o motor de partida e tem a função de transmitir corrente elétrica para suas partes móveis.
No caso dos relés, a Magneti Marelli comercializa três tipos: de partida, de pisca e de carga. O relé de partida tem a função de acionar o motor de partida. Em motos mais novas, também atua no sistema de carga para alimentar a bateria após a partida. Internamente o produto é composto por uma bobina com fio esmaltado fino, que gera um campo eletromagnético quando alimentado em 12V. O relé de pisca é responsável por acionar as lâmpadas de pisca ao comando do condutor. Já o relé de carga distribui a tensão da bateria para os componentes elétricos da motocicleta reduzindo o risco de sobrecarga elétrica e curto-circuito.
Para 2023, a Magneti Marelli prevê a ampliação da família de componentes elétricos para a linha moto com o lançamento de bobinas de ignição e estatores.
O catálogo da Magneti Marelli para motocicletas conta, também, com lâmpadas, velas de ignição, sensores de temperatura do motor (injeção eletrônica), baterias, bombas de combustível, filtros, bielas, kits de motor, válvulas de motor e pistões com anéis. Todos os produtos são desenvolvidos e produzidos de acordo com as especificações das peças originais e submetidos a rigorosos testes de qualidade.
Segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), foram produzidas 397.070 motocicletas no primeiro trimestre de 2023 no Polo Industrial de Manaus, 21,4% a mais do que no mesmo período do ano passado.