Por meio da sua divisão de aftermarket, Magneti Marelli expande portfólio da linha elétrica automotiva. Foram lançados 15 códigos, sendo 12 retificadores e 3 reguladores de voltagem. As aplicações atendem veículos leves, agrícolas e pesados das montadoras Audi, BMW, Chevrolet, Citroën, DAF, Fiat, Ford, Honda, Iveco, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Peugeot, Scania, Toyota, Valmet, Volkswagen e Volvo.
De acordo com a marca, retificadores e reguladores de voltagem são componentes fundamentais, que asseguram o equilíbrio elétrico do sistema de carga do veículo. O retificador estabiliza a corrente gerada pelo alternador, transformando-a em contínua. Já o regulador de voltagem, também chamado de regulador de tensão, tem a função de ajustar a tensão de saída da energia que é enviada pelo alternador para a bateria. Dessa forma, ele garante o envio da voltagem adequada para a bateria, evitando cargas baixas ou altas demais, assegurando sua vida útil.
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Problemas no retificador e regulador de voltagem são mais comuns do que se pode imaginar, sendo os componentes mais vulneráveis dentro do alternador. O principal motivo para isso é a grande quantidade de acessórios elétricos existentes nos veículos atuais. Desse modo, o retificador e o regulador precisam atuar constantemente controlando a tensão gerada pelo alternador. Quando essas peças apresentam algum problema, o veículo dá sinais de que há algo errado. Confira alguns desses indicadores:
- Luz da bateria no painel não apaga;
- Dificuldade para dar a partida no motor;
- Luzes fortes e dispositivos elétricos irregulares;
- Cheiro de queimado na parte elétrica.
Além de retificador e regulador de voltagem, a linha elétrica automotiva Magneti Marelli é composta por alternador completo, rolamento, resistência e tampa plástica, módulo de ignição eletrônica, relés, motor e eletrobomba dos limpadores de para-brisa.
Hoje, o catálogo da linha elétrica automotiva conta com mais de 650 códigos e oferece uma cobertura de frota superior a 90% dos veículos nacionais.