Gestão de oficinas: Confira as dicas e estratégias para atender bem seus clientes
Será que o preço é o principal fator de escolha do cliente na hora de buscar um serviço de manutenção do seu veículo? Todos sabem qual a resposta, não é mesmo? O valor do serviço ajuda, mas muito mais importante é atender bem!
Os especialistas de marketing afirmam que os clientes lembram por mais tempo de um bom atendimento do que do preço do produto, e isso em qualquer setor comercial. A fidelidade do cliente em relação a uma marca é muito relevante, mas quando se trata de uma oficina, é maior ainda.
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Se sua oficina já tem os seus clientes cativos, parabéns, saiba que é um trabalho de continuidade. Mas que é sempre bom ganhar outros consumidores, isso ninguém pode negar. Além disso, investir num cliente leal não só significa mais faturamento para a oficina, como também reduzir gastos.
É por isso que listamos aqui algumas estratégias para reter e ganhar novos fiéis para o seu estabelecimento. O cliente de hoje não está satisfeito somente em ter um bom serviço, ele quer ser deslumbrado e isso só acontece quando se vai além da sua expectativa: entregar mais do que ele espera, além de ter atenção às suas necessidades e empatia.
Já é clichê falar de uma oficina que tenha ambiente organizado e limpo, que conte com profissionais treinados e educados, além de uma estrutura bem equipada em termos de aparelhos e ferramental, sempre capacitada com os serviços que se propõe a prestar. Mas em nenhum momento podemos nos desligar dessas ações.
Outra questão atual é que num mercado concorrido como o da reparação, os clientes buscam empatia e desejam ser atendidos por empresas que reflitam seus valores, principalmente com relação à transparência e responsabilidade social. Pois é, se preocupar com o próximo e com o mundo isso se tornou diferencial.
Um bom atendimento hoje engloba todo o suporte oferecido ao consumidor antes, durante e depois de ter os erviço executado na oficina. Soluções tecnológicas que devem fornecer uma experiência de alto nível, não só tirando dúvidas e resolvendo seus problemas, mas, novamente, superando suas expectativas.
Satisfazer o consumidor em sua totalidade, começando com atendimento transparente, cordial e eficiente. Logo, é fundamental despertar no cliente a confiança e o sentimento de exclusividade, investindo no relacionamento com ele e, assim, torná-lo fiel à sua oficina.
Para que o atendimento seja satisfatório e aconteça de forma fluida e ágil, é essencial que os colaboradores e gestores estejam na mesma sintonia. Além disso, é essencial conhecer o consumidor e definir uma boa abordagem de comunicação.
Fique atento a esses fatores:
– Empatia no atendimento – Relação autêntica e personalizada – Rapidez e agilidade – Utilização de bons produtos – Proatividade – Investir na satisfação do consumidor |
Outra estratégia para entregar uma boa experiência no atendimento não é somente resolver um problema, mas como resolvê-lo. Isso significa que para tirar uma dúvida ou solucionar uma demanda mais complexa, o atendente deve ter empatia e escutar atenciosamente a demanda do cliente.
Essas e outras questões são primordiais para conquistar clientes novos e manter fiéis os mais antigos, afinal se a empresa falhar ao prestar um atendimento de nível elevado, o cliente não vai hesitar em mudar para uma oficina concorrente. Acredite!
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.