Como parte de uma estratégia global, Renault Kardian é o novo SUV global da marca, que passa por renovação de posição e estratégia. Segundo a Renault, o utilitário com um toque urbano é destinado inicialmente ao mercado sul-americano. Em relação ao nome, a empresa decidiu que era necessário que remetesse tanto à robustez como à agilidade.
Sylvia, head de estratégia de denominações na Direção Global de Marketing da marca Renault, decodifica o nome a partir de suas sílabas e letras, sem esquecer as associações de ideias inseridas no DNA deste modelo feito para cruzar fronteiras.
Leia a Revista Oficina News completa
A relação de um cliente com seu carro sempre começa com o nome – e às ideias e emoções que este nome é capaz de inspirar. No segmento dos SUVs e crossovers, normalmente o nome de um modelo destaca sua força e agilidade.
Na Renault, o nome de vários modelos inicia com a letra ou têm som de “K”, como Koleos (2008), Captur (2013), Kaptur (2016), Kadjar (2015), Kwid (2015), ou ainda Kiger (2021). Como primeiro veículo de uma futura gama de modelos global, o Renault Kardian assume protagonismo na linhagem de nomes com forte sonoridade.
“O Renault Kardian chega para complementar nossa gama de nomes, representando a Renaulution no cenário internacional. Como a Renault é uma marca francesa, a pronúncia tem aquele “toque francês””. Sílvia, Head de estratégia de denominações na Direção Global de Marketing da marca Renault
Segundo a marca, as raízes do Renault Kardian remetem à língua inglesa. Na verdade, logo de cara o nome evoca a palavra “guardian” (guardião), que simboliza força e proteção. A impressão é reforçada pela presença de consoantes fortes –K, R e D. Mas existe outra forte evocação neste nome, como explica Sylvia: “O que é interessante com o nome Renault Kardian é que ele também tem a ver com vivacidade, agilidade, porque ele remete a “cardio” e o “cardio” tem a ver com esporte, energia, adrenalina”.
Mas podem ser associadas outras emoções a ele do ponto de vista da sonoridade mais suave do nome: “a construção do nome em torno de dois “As” – Kar-dian – também remete ao lado da segurança do nosso veículo”, detalha Sylvia.
E se observarmos a primeira sílaba do nome – “Kar” – vamos perceber que ele remete à palavra “carro”. Uma simbologia pra lá de apropriada!
Nova etapa da Renaulution
O Kardian chega para fortalecer a presença da Renault nos mercados internacionais. Em breve ele será lançado no mercado da América Latina, complementando o Alaskan e o Oroch, antes de ser comercializado em outros países do mundo: “Este veículo ilustra o Renaulution da Renault nos mercados globais com um nome que remete à tecnologia e segurança, sempre com muito prazer de dirigir e agilidade”, conclui Sylvia.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.