Entendendo o efeito chocalho ou pandeiro no disco de embreagem

Entendendo o efeito chocalho ou pandeiro no disco de embreagem

Mecânica Pesada: Entendendo o efeito chocalho ou pandeiro no disco de embreagem

Informações técnicas e fotos: ZF AFtermarket

O bom funcionamento da embreagem em veículos com câmbio manual é essencial para que o sistema possa cumprir sua principal função: transmitir ou interromper o fluxo de torque entre motor e câmbio, permitindo a mudança de marchas.

Além disso, o sistema possui outras funções como amortecer as vibrações torcionais provenientes do funcionamento do motor e permitir modulação durante as manobras, proporcionando conforto aos usuários.

Entendendo o efeito chocalho ou pandeiro no disco de embreagem

O disco de embreagem é o componente que faz a conexão no centro da embreagem. De acordo com informações da ZF Aftermarket, fabricante das embreagens Sachs, é uma peça compacta e altamente complexa, sujeita a elevados esforços. Juntamente com a placa de pressão, ele transfere o torque do motor ao eixo de entrada da transmissão.

Segundo a companhia, a durabilidade dos componentes varia de acordo com sua utilização, isso porque geralmente o veículo que roda mais em cidades apresenta um desgaste maior do que os que rodam a maior parte do tempo em estradas.

Entendendo o efeito chocalho ou pandeiro no disco de embreagem

De acordo com a engenharia da marca, vários fatores influenciam na diminuição da vida útil do conjunto, como constantes trocas de marchas, partidas com rotações elevadas ou manter o veículo em um aclive com a embreagem deslizando.

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Quando parar o veículo em uma subida, o motorista deve utilizar o freio de estacionamento para auxiliar na retomada de movimento e evitar ainda reduções bruscas de marcha e sobrecarga no veículo.

Efeito chocalho ou pandeiro

Um componente que está em constante movimento, o que pode gerar dúvidas em relação ao sintoma conhecido como efeito chocalho ou o efeito pandeiro. A engenharia da fabricante explica que esse efeito acontece pela folga da mola helicoidal na janela e é importante sabermos que não é um defeito do disco da embreagem.

Além disso, as folgas encontradas no campo são previstas em projeto e não afetam a funcionalidade e durabilidade do disco de embreagem. Nos discos que utilizam carcaças Sachs, as molas permanecem com alguma folga, a menos que o disco tenha suas características alteradas.

Ruídos que acontecem durante o manuseio e movimento descritos como efeito chocalho ou pandeiro acontecem apenas quando o disco está livre e fora do veículo, segundo a empresa.

E ainda, quando o conjunto está montado no veículo e em funcionamento, o fluxo de torque do motor elimina essas folgas.

De acordo com as simulações de operação realizadas pela fabricante, é possível perceber o fluxo do torque do motor sendo transmitido para o disco de embreagem com a rotação.

Numa situação simplificada, temos a atuação de 2 tipos de forças, a tangencial e a centrífuga.

Foto forças tangencial e centrifuga

Levando em consideração mais uma simulação, a primeira atua comprimindo as molas quando o veículo está operando em qualquer marcha e com o acionamento do pedal no acelerador. Já a segunda força, a centrífuga, atua movimentando as molas para a extremidade do disco.

Como o teste em que o veículo atua em marchas baixas primeira e segunda e com leve acionamento do pedal do acelerador ou sem acionamento do acelerador.

Observação: durante o funcionamento do conjunto da embreagem não existe folga entre molas e janelas do disco. Portanto, não há necessidade de dar pancadas marteladas para abrir a mola. Esse procedimento gera defeitos na superfície e causa quebra de molas.

É importante manter a embreagem em boas condições para garantir um funcionamento adequado do veículo. O desgaste natural ao longo do tempo pode exigir a substituição de componentes da embreagem, e sinais de problemas, como patinação ou trepidação, devem ser verificados por um profissional.

Embreagem com ruídos, verificar:

– Foi instalada a peça correta?

– A posição de instalação está correta?

– Mancal piloto instalado e sem desgaste ou defeito?

– Condição (desgaste) do sistema de acionamento verificada?

 

 

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