Segundo a fabricante Controil, contaminação de fluido de freio pode causar problemas na frenagem. Um dos mais importantes sistema de segurança do veículo, o conjunto de freios é composto por diversos componentes, entre eles, discos, pastilhas, servo freio, cilindro mestre e fluido de freio, responsável por transmitir a pressão para acionamento do sistema. Composto por vários aditivos que elevam o ponto de ebulição a elevadas temperaturas, o fluido de freio é fundamental para o funcionamento do sistema de frenagem.
“Uma das possíveis causas da perda de eficiência do sistema de freios pode estar ligada ao fluido de freio. Se contaminado pode, inclusive, danificar outros componentes do sistema, como o cilindro mestre que porque a utilização de fluido de freio não especificado também ocasionar ineficiência na frenagem”, alerta Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil.
Leia a Revista Oficina News completa
A recomendação, na hora da manutenção do sistema de freio, é sempre verificar o estado do fluido de freio. Caso seja necessária a troca do fluido, é primordial também observar a especificação de DOT de cada veículo, identificado no manual do proprietário, além de seguir o correto período para a substituição.
A marca afirma que resíduos, como lama, poeira e água, podem contaminar fluido, causar ineficiência na hora de frear e ainda danificar outras peças.
A Controil conta com amplo portfólio de componentes para freios hidráulicos, como cilindros mestres, cilindros de roda e servo freio, e também possui linha de polímeros.
Fabricante de componentes para freios hidráulicos e polímeros com atuação em OE e no mercado de reposição, a Controil, uma marca institucional da Frasle Mobility, tem 66 anos de atuação. Possui planta fabril em São Leopoldo-RS, com padrão de qualidade de excelência e tecnologia de ponta em processos de manufatura, com certificações ISO 9001/2000 e IATF 16949.