Tech Drive: Avaliação do Novo Citroën C4 Cactus: performance e conectividade. Um dos SUVs mais acessíveis do mercado, o Novo Citroën C4 Cactus entrega o que promete sem firulas e com ótimo custo x benefício. Não é o mais luxuoso dos SUVs e esta nem é sua proposta, o que o modelo oferece é um motor com ótima performance, uma dose considerável de recursos de segurança e a conectividade que está disponível até aos mais desejados do Brasil.
De baixo do capô, o velho conhecido motor 1.6 THP (Turbo High Pressure, ou turbo de alta pressão), capaz de entregar até 173 cv de potência a 6.000 rpm, quando abastecido com etanol. O torque máximo é de 24,5 kgfm na faixa de 1.400 a 4.000 giros. Quando abastecido com gasolina, chega a 165 cv.
Esse foi um dos primeiros motores com turbocompressor acoplado num carro de passeio aqui no Brasil, e é construído com bloco e cabeçote de alumínio, com quatro cilindros, 16 válvulas com comandos variável de válvulas e injeção direta de combustível.
Leia a Revista Oficina News completa
O sistema variável permite que as válvulas de admissão e escape sejam abertas em momentos variáveis, o que otimiza o desempenho do motor em diferentes condições de operação, segundo as informações da marca.
Combinado ao propulsor THP Flex está a nova transmissão automática EAT6, que oferece a função “ECO”. Segundo a marca, ao mudar o mapeamento do motor e as leis de passagens de marcha, a caixa prioriza a economia no consumo de combustível, que chegou a até 7% em uso urbano.
Ainda sobre a mecânica do modelo, temos um conjunto de freio a disco nas quatro rodas, seis airbags e a tecnologia Grip Control, que funciona por meio de um comando giratório em que o motorista pode selecionar programas específicos para diferentes tipos de piso, permitindo que o SUV entregue uma performance de qualidade tanto em ruas e estradas de asfalto quando em solos com lama, molhado ou com pedras soltas.
Por dentro, o modelo oferece a central multimidia Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, que reúne recursos de conforto, entretenimento e segurança em uma tela ampla e intuitiva. O Cactus conta com controle eletrônico de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.