Sincopeças-SP e Sindirepa-SP unem esforços em benefício da reposição

Personalidades do setor anunciam união e acreditam num mercado forte

Durante a Automec, duas das principais entidades do setor da reposição e reparação automotiva, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP, divulgarão a união das suas prestações de serviços para ofertá-las tanto ao empresário do varejo quanto ao empresário da reparação, e seus colaboradores. Segundo a assessoria de imprensa do Sincopeças-SP, o mercado brasileiro de reposição de autopeças evidencia uma nova formatação das suas atividades, onde, de um lado, varejos que vendem peças também estão oferecendo serviços rápidos de reparação, e de outro, oficinas mecânicas que prestam serviços de reparação também estão vendendo peças.

“O mercado está impondo certas posturas e ações para as entidades e temos que aceitar esse desafio e trabalhar arduamente para corresponder com competência”, afirma o presidente do Sincopeças-SP, Francisco Wagner de LaTôrre.

A soma dos esforços, segundo a diretoria do Sindirepa-SP, é a melhor maneira de manter o setor unido e coeso. “Acreditamos que será uma nova e próspera fase para as entidades, com muito mais força e resultados eficazes na disseminação das informações que contribuem para o desenvolvimento do setor de reposição. Todos ganham, inclusive o consumidor final que é o alvo principal de todo esse trabalho”, assegura o presidente do Sindirepa-SP, Antonio Carlos Fiola Silva.

Para o Sincopeças-SP, a parceria dá início a uma longa trajetória que une algumas prestações de serviços que as duas entidades já fazem ao longo do tempo, mas em separado, para ofertá-la tanto ao empresário do varejo quanto ao empresário da reparação, e seus colaboradores, estruturando dentro de um mesmo pacote, os mesmos serviços para otimizar custos e maximizar resultados. “Assim poderemos chegar tão longe quanto a nossa inteligência for capaz”, diz de La Tôrre.

Nesse primeiro momento, as entidades estão unificando as comunicações, inclusive das suas plataformas digitais. O Sincopeças-SP acaba de reestruturar seu site, o Portal da Autopeça, e o Sindirepa está promovendo reestruturação semelhante, para que os dois sites interajam. Também há um trabalho conjunto na produção de seminários e fóruns abordando os temas comuns às atividades da reposição e reparação, e uma parceria no projeto das Missões Empresariais. “Esse é apenas o primeiro momento, mas precisamos sedimentar todos esses desafios para depois pensar nos próximos passos”, diz o presidente do Sincopeças-SP.

Para o presidente do Sindirepa-SP, a parceria firmada com o Sincopeças-SP é uma forma de unir esforços das duas entidades para ampliar e potencializar o canal de comunicação junto ao varejo e oficinas. “A iniciativa visa apresentar ao fabricante uma proposta que permite atingir os dois públicos: quem e vende e quem aplica a peça. Temos muitas ações semelhantes, como publicação voltada aos associados, eventos e palestras gratuitas. Além disso, os temas são os mesmos, sendo possível reunir os profissionais ligados às duas entidades e ampliar o programa de treinamentos e palestras gratuitas, assim como organizar grupos de empresários para Missões Empresariais que possibilitem visitas às principais feiras internacionais do setor”, assegura Fiola. 

Primeira iniciativa: difusão da comunicação

Publicação mais longeva do mercado automotivo, a Revista SincopeçasSP começou sua trajetória pelos idos dos anos 70, quando visionários empresários do varejo de autopeças, dirigentes do então chamado Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios no Estado de São Paulo, inovaram a comunicação com seus associados com o lançamento do modesto, mas ousado, BOLETIM INFORMATIVO MENSAL – Boletim Histórico nº Hum – 30/11/1970.

Quase meio século depois, novamente a ousadia e a visão de futuro promovem uma iniciativa inédita de comunicação no segmento. Como primeira ação da parceria Sincopeças-SP e Sindirepa-SP, a Revista SincopeçasSP abre suas páginas e passa a incorporar o Informativo Sindirepa.

O Sincopeças-SP mantém entre as principais propostas de desenvolvimento e fortalecimento da categoria a consolidação da Revistas Sincopeças-SP, editada desde 1970 e hoje comemorando sua quingentésima décima segunda edição. Em seu Editorial da edição nº 499, Francisco de La Tôrre aborda A importância do marketing no varejo, e faz a seguinte reflexão: “Existe um pensamento popular que diz que a melhor maneira de superar uma crise é: vender mais. Possivelmente a melhor maneira de vender mais é entender o comportamento do consumidor e oferecer produtos e serviços cada vez mais adequados e no momento certo”.

“A atual diretoria do Sincopeças-SP mantêm-se no firme propósito de levar aos associados e a todo mercado de reposição independente de autopeças conceitos e tendências, prestação de contas das atividades sindicais e toda sorte de informação, reportagens, artigos e noticiário pertinentes ao comércio varejista de autopeças, aos empresários da reparação, e colaboradores”, ressalta Francisco de LaTôrre.

 

Read Previous

Participe do Fórum Reciclagem Automotiva na Automec

Read Next

Falta de confiança