Tech drive: Avaliação do Novo Citroën C3 Aircross: motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT. Um SUV cheio de versatilidade, assim a Citroen apresenta o Novo C3 Aircross, muito, mas muito diferente do seu antecessor. A começar pelo motor 1.0 turbo, que casou muito bem com o modelo da marca francesa.
Em termos de visual, é um carro totalmente novo, com opção de sete lugares, e um desenho marcante, com luzes de condução diurna (DRL) de LEDs de série que se integram às barras cromadas da grade do radiador, adornado pela nova logo que traz o Duplo Chevron da Citroën. O visual mais musculoso tem as bitolas maiores com para-lamas alargados, que reforçam a robustez do SUV.
Mas é de baixo do capô que o Aircross tem seu principal atributo: o já reconhecido motor Turbo 200 da Stellantis. Com 999 cm³ de cilindrada é capaz de gerar até 130 cv de potência com uso do etanol e 125 cv com gasolina. São 200 Nm de torque, ou 20,4 Kgfm de torque a 1.750 rpm.
Leia a Revista Oficina News completa
Sua construção de três cilindros inclui 4 válvulas cada um, comando de válvulas variável com sistema eletrohidráulico MultiAir III. O sistema de gestão eletrônica do motor faz um monitoramento contínuo do acionamento das válvulas, incluindo o duplo acionamento das válvulas de admissão em um mesmo ciclo do motor. A injeção de combustível é direta.
Combinado ao motor está o câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução e opção de trocas sequenciais. Ao dirigir, o conjunto de trem de força se mostra muito bem encaixado, com ótimo desempenho para um propulsor 1.0, além da economia de combustível. O que mostra que o gerenciamento otimiza a eficiência energética, privilegiando rotações mais baixas.
A suspensão foi calibrada para conter as mais diferentes imperfeições e buracos nas vias, utilizando a McPherson com barra estabilizadora na dianteira e dependente com eixo de torção na traseira. A direção é assistida eletricamente com 10,8 mm de diâmetro de giro. Um conjunto que se reflete em ótima dirigibilidade e suavidade nas manobras.
Um interior confortável, com espaço de sobra para os ocupantes, e a opção de levar até sete passageiros num B-SUV. O ambiente para o motorista tem diferentes tecnologias e soluções com um novo painel digital TFT de 7 polegadas customizável, e a central multimédia Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay.
Oferece ainda recursos de segurança como controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, airbags laterais, assistente de frenagem de emergência, câmera e sensor de ré, ar-condicionado reforçado, direção com assistência elétrica progressiva inteligente e controlador de velocidade com limitador integrado.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.