Melhoria contínua gera qualidade e produtividade nas oficinas

Melhoria contínua gera qualidade e produtividade nas oficinas

Foto: Freepik.com

Gestão de oficinas: Melhoria contínua gera qualidade e produtividade nas oficinas. Adotar práticas de melhoria contínua na gestão da oficina mecânica certamente vai elevar os padrões de qualidade nos serviços prestados, que no final do dia, se traduz em veículos seguros e clientes satisfeitos.

Identificar e responder às necessidades dos clientes de forma mais eficaz, proporciona um atendimento mais ágil e personalizado, que aumenta a fidelização e atrai novos consumidores para a sua oficina.

Oficinas mecânicas que investem em melhorias contínuas também enfatiza na segurança dos funcionários, implementando melhores práticas, treinamentos e atualizando equipamentos e ferramentas para reduzir riscos de acidentes.

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São diversos pontos importantes, muitos até fáceis de serem implantados, e ter uma diretriz vai ajudar nessa caminhada, para isso O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, em parceria com o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Brasil (Sindirepa) desenvolveram um Programa de Incentivo à Qualidade (PIQ) exclusivamente focado no setor de reparação automotiva.

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O objetivo do programa é justamente apoiar os centros de reparação de veículos na melhoria contínua da qualidade e na produtividade, por meio da certificação. Nessa caso, de certificação de oficinas mecânicas, funilaria e pintura.

Esse processo avalia mais de 130 itens do estabelecimento, incluindo o conhecimento técnico, as necessidades e as atividades desempenhadas pela empresa para garantir reparos de alta qualidade. O ciclo de certificação tem duração de dois anos e compreende duas avaliações e duas auditorias anuais, conduzidas por auditores especializados.

Sergio Fabiano, gerente de serviços automotivos do IQA, explica que essa certificação é crucial para o aprimoramento contínuo das oficinas. “A certificação ajuda a identificar e corrigir falhas, promovendo melhorias significativas na organização, nas instalações e nos equipamentos das oficinas, os quais atualmente representam 50% dos problemas enfrentados no setor”, afirma.

Melhoria contínua gera qualidade e produtividade nas oficinas
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O Programa de Incentivo à Qualidade também fortalece a competitividade das oficinas certificadas, contribuindo para um mercado automotivo mais eficiente e confiável. “A certificação ajudou a melhorar nosso atendimento, otimizar os processos mecânicos e aperfeiçoar nossos procedimentos financeiros. Em apenas um ano, aumentamos significativamente nossa credibilidade junto aos clientes”, afirma Marivaldo Ferreira, proprietário da empresa Auto Center, localizada em Cuiabá, Mato Grosso.

Além da certificação das oficinas, é essencial que o mercado de reparação conte com profissionais capacitados. Nesse sentido, o IQA também desenvolveu a certificação voltada para o profissional do setor, abrangendo áreas como funilaria, pintura, mecânica e até mesmo para vendedores de autopeças. Essa avaliação é conduzida de forma on-line e requer um investimento de R$ 150,00 por escopo que pode ser acessado através do link: https://cpiqa.iqa.org.br/.

O Programa possui uma parceria estratégica com seguradoras, entre elas, a Bradesco Seguros, para promover a certificação no setor, garantindo que tanto as oficinas quanto seus funcionários estejam preparados para oferecer serviços de alta qualidade. “Nossa intenção é destacar a importância da certificação para nossos principais clientes, que são as seguradoras. É essencial termos essa parceria e reconhecermos a importância do reparador”, destaca o presidente do Sindirepa, Antonio Fiola.

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Todos sabemos que o setor automotivo está em constante evolução, com novas tecnologias e métodos aparecendo diariamente, e com a melhoria contínua é possível que a oficina se mantenha atualizada, treinando sua equipe e adaptando suas operações às inovações do mercado.

No final do dia, o empresário vai ter seus custos reduzidos, já que processos otimizados e uma abordagem proativa na manutenção de ferramentas e equipamentos ajudam a reduzir custos operacionais, o que pode ser repassado em forma de preços mais competitivos para os clientes.

Nos dias de hoje, investir em melhoria contínua em busca da qualidade é o caminho para que a oficina mecânica se mantenha competitivas e ofereça um serviço de alta qualidade, garantindo a longevidade do negócio e a satisfação dos clientes.

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Práticas e ferramentas para ajudar na qualidade  

– Treinamento e capacitação da equipe

– Estabelecer e se preparar para atender especialidades

– Padronização de processos

– Atendimento personalizado

– Opção de sistema de agendamento online

– Checklists

– Auditorias

– Atenção ao feedback do cliente

– Manutenção e aferição de equipamentos

– Inventário de ferramentas

– Otimização do layout da oficina

– Estabelecer fluxos de trabalho eficientes

– Zonas de trabalho para diferentes serviços

– Implementação de sistemas informatizados

– Ferramentas de diagnóstico avançadas

– Gestão de estoque

– Segurança e saúde no trabalho

– Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

– Treinamento em segurança

– Monitoramento e análise de indicadores de desempenho

 

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