Tech Drive: Avaliação do Honda ZR-V: SUV do Civic com motor 2.0l. Ele está sendo chamado de Civic Cross, em alusão ao SUV Toyota Cross, mas na verdade, O Honda ZR-V é o novo SUV da marca se posiciona entre o compacto HR-V e o médio CR-V, justamente com a plataforma do Civic.
Em versão única, o ZR-V oferece recursos avançados de segurança, conectividade e bem-estar a bordo, além de ótima dirigibilidade. No primeiro olhar, vemos um design totalmente diferente, com linhas arrojadas, e na dianteira, uma grade ampla com conjunto ótico frontal com faróis alongados em full LED. Na parte traseira, o destaque é o aerofólio que eleva a esportividade do modelo e lanternas traseiras amplas.
O conjunto motriz do Honda ZR-V é equipado com um novo motor 2.0 16V DOHC i-VTEC, movido somente a gasolina, ágil e eficiente. É capaz de gerar potência máxima de 161 cv a 6.500 rpm e torque de 19,1 kgf.m a 4.200 rpm. Na construção do motor, temos o duplo comando no cabeçote com VTEC na admissão e VTC na admissão e no escape. Segundo a engenharia da marca, se comparado com o motor 2.0 do Civic de 10ª geração, este novo propulsor é 11 cv mais potente, além de apresentar menor índice de emissões.
Para combinar, acopla a transmissão do tipo CVT ajustada para mais performance e menos ruído e vibração. A rapidez na resposta do acelerador se dá por conta do sistema Step-Shift, que simula mudanças de marcha em situações de condução esportiva.
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A tecnologia EDDB (Early Downshift During Braking) também parte da transmissão, tem objetivo de conter ganho de velocidade em descidas. A marca explica que em declives, ao detectar o acionamento do freio, o CVT automaticamente fixa uma das marchas simuladas, promovendo o efeito de freio-motor, ou seja, mais segurança e menos consumo.
A Honda colocou no ZR-V os sistemas de direção e suspensão que usa no Civic. A direção elétrica assistida eletronicamente por pinhão duplo (EPS) oferece mais dirigibilidade e adaptação ao jeito de dirigir do motorista. Na suspensão dianteira o tipo MacPherson e traseira multilink, ambas com subframe de alumínio, priorizando leveza e resistência. O subframe dianteiro e os amortecedores traseiros são oriundos do Civic, enquanto o subframe traseiro e as pinças de freio frontais são herdadas do CR-V.
Fechando com conectividade e Honda Sensing, o sistema multimídia, com tela sensível ao toque de 9 polegadas, é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. A segurança coloca um exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, com controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema de permanência em faixa, entre outros recursos.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.