Como se preparar para a demanda de fim de ano com revisões de férias

Como se preparar para a demanda de fim de ano com revisões de férias

Gestão de Oficinas: Como se preparar para a demanda de fim de ano com revisões de férias. Aproveitar o final do ano, quando muitos clientes usam mais os veículos para viajar, é uma ótima oportunidade para aumentar o faturamento na sua oficina. Visando a segurança e evitar problemas nas estradas, orientar os motoristas a realizarem a revisão de férias vale muito a pena.

Com o planejamento adequado, uma oficina pode maximizar os lucros nesse período, atraindo e fidelizando clientes, mas essa programação exige atenção à logística e organização para atender à alta demanda.

A especialista em gestão de oficinas, Amanda Medeiros, explica como esses profissionais podem se preparar de forma eficiente, otimizando o fluxo de trabalho e evitando erros comuns que podem comprometer a produtividade.

Como se preparar para a demanda de fim de ano com revisões de férias
Foto: Freepik.com

“O fim do ano é um período importante para as oficinas, é preciso estar preparado para atender à demanda e oferecer um serviço de qualidade aos clientes. Para isso é preciso um planejamento que deve começar desde outubro, com a organização do pátio, finanças, estoque e até a contratação de mão de obra, se for preciso”, alerta Amanda.

A especialista destacou algumas orientações para ajudar tanto mecânicos quanto clientes a se organizarem e evitarem estresse ao levar o carro para a oficina:

Antecipe a demanda: Amanda alerta que começar a se preparar com antecedência é essencial. Uma boa prática é prever o volume de trabalho com base nos anos anteriores e nas tendências de mercado, garantindo que a oficina esteja pronta para o aumento da demanda. Vale a pena analisar se é interessante fazer serviços mais complexos, visto que levará um tempo maior de execução. Comece a organizar a sua agenda de atendimento, quantos carros você vai conseguir atender por dia?

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Organize o estoque: Cuidado para não fazer estoque e deixar o dinheiro parado! Analise as ordens de serviços dos últimos anos para ter como base o que realmente tem saída.

Gerencie a equipe: Planeje com antecedência o reforço da equipe. Se necessário, considere a contratação de funcionários temporários ou ofereça banco de horas. É importante iniciar esse processo ainda em outubro, já que em dezembro a busca por profissionais qualificados aumenta e as opções diminuem.

Divulgue seus serviços: Utilizar canais como redes sociais e e-mail marketing é uma maneira eficiente de manter os clientes informados sobre os serviços disponíveis e os horários especiais de fim de ano.

Ofereça serviços adicionais: Para aumentar o faturamento, além das revisões de rotina, é interessante oferecer serviços extras, como higienização do ar-condicionado e troca de óleo, elevando o ticket médio.

Como se preparar para a demanda de fim de ano com revisões de férias

Por conta da correria do dia a dia, o mecânico acaba deixando de ganhar dinheiro, o que vai trazer total diferença é ter um checklist de diagnóstico nesse checklist você vai anotar outros itens que precisa ser trocado e após a autorização do orçamento você oferece o checklist diagnóstico como algo complementar mesmo que o cliente não autorize este você tem essa informação que ajudará a entrar em contato no futuro.

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Aumentando o faturamento na oficina

A revisão pré-férias é um serviço procurado por clientes que buscam evitar problemas mecânicos durante viagens. Isso gera um aumento na demanda por manutenções preventivas, substituição de peças e serviços de verificação, como revisão de freios, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e inspeção de pneus.

Mas lembre-se que os serviços não caem do céu, é necessário planejar e criar oportunidades para os seus clientes. Criar pacotes específicos para revisão de férias pode ser uma forma de atrair clientes e aumentar o ticket médio do estabelecimento.

Esses pacotes podem incluir inspeções e pequenos reparos a um preço competitivo, incentivando o cliente a fazer uma manutenção completa. Isso aumenta o valor dos serviços e possibilita a oferta de soluções mais abrangentes.

Lembre-se de que os serviços relacionados a revisão de férias incluem troca de componentes de desgaste, como filtros, pastilhas de freio e pneus. Mas nada impede de incentivar o cliente a fazer outros serviços que possam aprimorar ainda mais a segurança do veículo e da sua família.

Quando a oficina presta um bom atendimento em momentos de alta demanda, aumenta a confiança do cliente. Clientes satisfeitos com um atendimento preventivo e seguro são mais propensos a voltar para manutenções futuras e a recomendar o serviço para amigos e familiares, o que ajuda a expandir a base de clientes.

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