
Um novo aplicativo que avisa a hora da manutenção do seu veículo acaba de ser desenvolvido pelo Programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%. Por meio de smartphones IOS e Android, o aplicativo Carro 100 tem modo simples de operar e ajuda o dono do carro a saber a hora de checar itens de segurança, meio ambiente e economia.
O sistema interativo avisa o motorista quando é necessário checar pastilhas de freio, amortecedor, filtros, entre outros componentes de uma lista de 25 itens. Para baixar, basta acessar www.brmobile.com.br/sindipecas/app.
“O sistema é interativo e permite que o motorista compartilhe a nota do carro no Facebook. O motorista também recebe medalhas, conforme ele faz a revisão necessária e atualiza o aplicativo, podendo compartilhar esses resultados em redes sociais”, explica Elias Mufarej, coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva e conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposição.
Complementando a interatividade com o motorista, foram desenvolvidos Twitter (endereço: @carro100oficial), fanpage no Facebook(www.facebook.com/pages/carro100) e Instagram (endereço: @carro100oficial). Assim, é possível se comunicar com o dono do carro de várias formas.
A lista de itens do questionário é baseada na norma de inspeção veicular da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Iniciativa do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva – que reúne as entidades do setor de reposição (Sindipeças, Andap, Sicap, Sincopeças-SP e Sindirepa Nacional), tem o apoio e suporte do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.