![](https://www.oficinanews.com.br/wp-content/uploads/2015/05/1-NovoFordFocus.jpg)
Durante o Seminário Ford de Tecnologia e Conectividade, que demonstrou diversas novas tecnologias no setor automotivo, a Ford apresentou pela primeira vez a nova geração do Focus, com data para chegar nos próximos meses no mercado sul-americanoO evento foi realizado em São Paulo, com a presença de executivos da marca e a imprensa nacional e da Argentina.
O principal tema foi o papel da inovação no futuro dos automóveis, tendo como cenário um estúdio de cinema, recursos de projeção mapeada foram utilizados para demonstrar quatro tecnologias do Novo Focus: sistema SYNC com AppLink, Assistência de Emergência, estacionamento automático e frenagem de emergência.
Entre os representantes da marca, estavam o presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong, e o vice-presidente mundial de Pesquisa Avançada da Ford, Ken Washington, líder do laboratório da empresa em Palo Alto, no Vale do Silício, nos EUA, inaugurado em 2012.
Além deles, o jornalista Reginaldo Leme, especializado em automobilismo, que falou sobre a tecnologia que vai das pistas para os carros de rua, e Marcio Alfonso, diretor de Engenharia da Ford América do Sul, participaram do seminário apresentado por Alexandre Youssef, do programa Navegador.
Segundo Marcio Alfonso, o sistema SYNC mostra o pioneirismo da Ford em sistemas de conectividade embarcados, com comandos de voz para operação do celular, rádio e climatização do veículo, sem a necessidade de tirar as mãos do volante. “Com o sistema AppLink, o SYNC também passou a acessar aplicativos de smartphones que abrem várias opções de informação, entretenimento e conveniência, dentro do conceito de conectividade com segurança.”
Outro sistema abordado foi o de Assistência de Emergência, que equipa modelos da marca como o Novo Ka, o New Fiesta, EcoSport e a Ranger. Esse equipamento em caso de acidente com air bag ou corte de combustível faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência, SAMU, pedindo o socorro.
Foi apresentado também o estacionamento automático que será introduzido no Novo Focus e que funciona com o apoio de sensores e câmera e é capaz de manobrar tanto em vagas paralelas como perpendiculares, sem que o motorista precise mexer no volante. Segundo a Ford, esse sistema além de tornar a direção mais simples, contribui para pavimentar o caminho do futuro carro autônomo.
Ainda pesando em segurança, foi mostrado o assistente de frenagem de emergência, conhecido como Active City Stop. De acordo com a engenharia da Ford, esse dispositivo conta com sensores que monitoram o tráfego e, ao detectar a possibilidade de uma colisão, reduz a velocidade e aciona os freios do veículo, operando em velocidades de até 50 km/h, reduzindo o risco de acidentes por conta de distração no trânsito.
O presidente Steven Armstrong falou sobre a inovação nos 100 anos de história da Ford. “Estamos trabalhando para antecipar as necessidades e desejos dos consumidores, especialmente em conectividade, mobilidade e veículos autônomos, e para tornar essas tecnologias acessíveis para todos, não apenas para os consumidores de luxo.”
Já o líder global da área de inovação da Ford, Ken Washington, abordou as quatro grandes tendências mundiais associadas ao desafio da mobilidade: o avanço da população urbana, o crescimento da classe média, a sustentabilidade ambiental e as mudanças de hábitos e prioridades dos consumidores.
“Vemos um mundo onde os veículos se comunicam uns com os outros, os motoristas e veículos se comunicam com a infraestrutura da cidade para evitar congestionamentos e as pessoas compartilham veículos e múltiplas formas de transporte em seus deslocamentos diários”, disse o especialista, que tem mais de 20 anos de experiência em pesquisa avançada, grande parte dela adquirida no Vale do Silício, nos EUA, e se juntou à Ford no ano passado.
![](https://www.oficinanews.com.br/wp-content/uploads/2024/12/carol-vilanova-oficina-news-3.webp)
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.