Oficinas mecânicas do futuro já são uma realidade. Acompanhe matéria que mostra que as empresas de reparação sérias já estão entre nós.
Texto: Carol Vilanova
Fotos: divulgação
O desenvolvimento de um automóvel é realmente um trabalho de formiguinha, alias, de uma equipe delas. As engenharias das montadoras e dos grandes sistemistas trabalham juntos por anos para projetar um veículo e seus componentes. E depois de três anos quando finalmente ficam prontos, ainda tem mais coisa para evoluir, sempre.
É por isso que se investe tanto em carros-conceitos. A cada Salão do Automóvel vemos aqueles modelos futuristas, se exibindo pelos estande, e nos perguntamos quando os veremos nas ruas ou nas oficinas para manutenção e reparo. Bom, muitos dos veículos que estão rodando hoje foram conceitos um dia, e para lidar com ele, é preciso muito conhecimento e informação.
A evolução é muito rápida no mercado automobilístico, as tendências do que vêm por aí são aparecem em primeiro lugar nos salões e depois estarão na sua oficina como parte real do seu trabalho diário, simples assim.
Mas aí também mora um perigo real: ter equipamentos e conhecimento para fazer o serviço, principalmente, por conta da grande quantidade de tecnologia embarcada que os novos modelos trazem.
Atualização. Essa é a palavra de ordem do setor da reparação, é assim que teremos armas suficientes para encarar a tecnologia e a evolução automotiva. Já vivemos esse mundo faz algum tempo.
Quem não se lembra dos anos 80 quando as oficinas eram marginalizadas, não tinham o pensamento na qualidade, não havia a preocupação com o ambiente de trabalho, muito menos com o meio ambiente. Não havia equipamentos sofisticados para detectar falhas, tudo era feito na base da tentativa e da eliminação. Na base do ouvido e das mãos na graxa, literalmente.
O mecânico fazia um acordo com a loja de varejo e pegava as peças por consignação. Depois de aplicada, se solucionasse o problema, ficava com ela, se não solucionasse, devolvia a peça e tentava outra. Isso se seguia até que o problema do carro fosse corrigido.
O mecânico era habilidoso e amigo do cliente, aprendia tudo o que sabia com alguém mais velho, na prática, no trabalho do dia a dia. Era curioso e perfeccionista, mas não existia internet, nem google parta ajudar.
Sem falar da estrutura da oficina, um ambiente precário, masculino e com aquelas famosas folhinhas de mulheres sensuais pendurada na parede. Muita sujeira, graxa, estopas e materiais espalhados sem organização. Ferramentas convencionais e a “força bruta” como ajudante principal.
Claro que o veículo era diferente, sem muita tecnologia, e a manutenção era quando o carro quebrava, não exista a preocupação de ser fazer a preventiva.
Oficinas do futuro já são uma realidade
Porém a evolução chegou aos anos 90, muito por conta da abertura da importação e da chegada da injeção eletrônica. E como consequência, o carro foi evoluindo e tecnologia embarcada foi sendo adotada.
E tudo começou a mudar. Hoje o ambiente de trabalho numa oficina é mais familiar, recebe muitas mulheres. O local é limpo, organizado, pensado para servir bem o cliente e ter qualidade.
Tudo é pensado desde a recepção dos clientes até a entrega do carro. Hoje temos até os centros de reparação, com suas especificações e modalidades de trabalho mais focados. A preocupação com o meio ambiente, descarte correto e reciclagem se tornou obrigação.
O profissional também evoluiu, ficou mais estudado, se preocupa em obter informação e se atualizar. Foi tipo efeito dominó, o carro evoluiu e está mais tecnológico, se o profissional não acompanhar essa evolução, não consegue efetuar um correto diagnóstico.
O mecânico de confiança hoje é aquele que tem informações técnicas especificas, que cuida do veículo do cliente e se preocupa com qualidade do serviço e sua fidelização.
Sem falar nas ferramentas específicas e do tanto de equipamentos digitais que foram incorporados, inclusive com tecnologia ajudada pela internet, bluetooth, wi-fi, etc. Aparelhos de alta tecnologia que precisam saber ser operados.
E o futuro está próximo
Com veículos do futuro já entre nós, é claro que as oficinas já estão adaptadas para atendê-los. São modelos com sistemas tecnológicos tão avançados que chegam até a falar. Hoje temos injeção eletrônica direta, piloto automático , assistente de frenagem, veículos híbridos etc.
As oficinas estão mudando também, algumas marcas já oferecem serviços de reparo em oficinas que são verdadeiras clínicas médicas para carros. Computadores, vídeos, informações a distância, tudo já pode ser usado. Os clientes podem acompanhar o concerto por um monitor de vídeo direto da recepção.
É o futuro do automóvel chegando na sua oficina com a velocidade de um carro de corrida. Acompanhar essa velocidade e pisar fundo depende de cada um de nós, opções de onde busca-la nós temos é só arregaçar as mangas e correr atrás.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.