Foco na plantação, para colher bons frutos
Fotos: divulgação
Sabemos que o mar não está para peixe e que o mercado automotivo está vivendo uma fase difícil nos últimos meses. Dizem por aí que o mercado da reparação não está tão ruim, mas sempre é bom manter os olhos abertos e fazer apenas os gastos necessários.
E ai vem a grande questão: será que é hora de investir em treinamento de funcionários ou deixar tudo como está? Os especialistas dizem que sim, a hora pode ser agora, pois programas de motivação e retenção de funcionários pode custar menos do que tirar o pé do freio, ou pior, começar a demitir.
Sabemos ainda que fidelizar os clientes é essencial para o sucesso de uma empresa de reparação, mas fidelizar os funcionários também pode ser um fomentador do seu negócio. Ter os colaboradores trabalhando em ambiente saudável, com comprometimento e dedicação é um ótimo benefício e ainda reflete na produtividade e, consequentemente no lucro da oficina.
Mas tudo é questão de planejamento, especialmente nesses tempos de vacas magras. Um programa bem elaborado de motivação de funcionários é uma ação de gestão estratégica para promover a fidelização.
Elabore política e procedimentos bem calçados para oferecer meios atrativos aos funcionários em relação a incentivo, capacitação profissional e, é claro, crescimento. Dessa maneira, o empresário ganha com redução de custos, menor rotatividade, profissionais mais qualificados, o que gera melhores resultados.
Algumas dicas para manter o funcionário de bem no trabalho:
– respeitar horário de trabalho
– promover qualificação para o profissional na sua área
– incentivar a participação em feiras e workshops
– manter o salário equiparado com o mercado
– proporcionar um ambiente de trabalho em boas condições
– oferecer equipamentos de proteção
– faça um plano de sugestão na empresa
– e é claro, fornecer equipamentos e ferramentas adequadas para os serviços prestados
– desenvolva um plano de carreira dentro da oficina
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.