O seu maior bem é o colaborador

Foco na plantação, para colher bons frutos

Foco na plantação, para colher bons frutos

Por Carol Vilanova

Fotos: divulgação  

Sabemos que o mar não está para peixe e que o mercado automotivo está vivendo uma fase difícil nos últimos meses. Dizem por aí que o mercado da reparação não está tão ruim, mas sempre é bom manter os olhos abertos e fazer apenas os gastos necessários.

E ai vem a grande questão: será que é hora de investir em treinamento de funcionários ou deixar tudo como está? Os especialistas dizem que sim, a hora pode ser agora, pois programas de motivação e retenção de funcionários pode custar menos do que tirar o pé do freio, ou pior, começar a demitir.

O seu maior bem é o colaborador
O seu maior bem é o colaborador

Sabemos ainda que fidelizar os clientes é essencial para o sucesso de uma empresa de reparação, mas fidelizar os funcionários também pode ser um fomentador do seu negócio. Ter os colaboradores trabalhando em ambiente saudável, com comprometimento e dedicação é um ótimo benefício e ainda reflete na produtividade e, consequentemente no lucro da oficina.

O seu maior bem é o colaborador
O seu maior bem é o colaborador

Mas tudo é questão de planejamento, especialmente nesses tempos de vacas magras. Um programa bem elaborado de motivação de funcionários é uma ação de gestão estratégica para promover a fidelização.

Elabore política e procedimentos bem calçados para oferecer meios atrativos aos funcionários em relação a incentivo, capacitação profissional e, é claro, crescimento. Dessa maneira, o empresário ganha com redução de custos, menor rotatividade, profissionais mais qualificados, o que gera melhores resultados.

Algumas dicas para manter o funcionário de bem no trabalho:

– respeitar horário de trabalho

– promover qualificação para o profissional na sua área

– incentivar a participação em feiras e workshops

– manter o salário equiparado com o mercado

– proporcionar um ambiente de trabalho em boas condições

– oferecer equipamentos de proteção

– faça um plano de sugestão na empresa

– e é claro, fornecer equipamentos e ferramentas adequadas para os serviços prestados

– desenvolva um plano de carreira dentro da oficina

 

Read Previous

Verifique os pneus antes de viajar

Read Next

Especialista pede atenção nos freios antes de viajar