O novo motor TSI faz parte da família EA211
Uma nova versão cheia de inovações está disponível: o Volkswagen up! TSI acaba de ser lançado como primeiro veículo 1.0 a contar com o sistema de injeção direta de combustível e uma tecnologia até hoje oferecida apenas para carros de luxo.
O modelo é equipado com o motor 1.0 TSI Total Flex, que conta ainda com turbocompressor e a tecnologia de combustível flexível, dessa maneira, conferindo mais economia e desempenho. O novo motor TSI faz parte da família EA211, e é fabricado na planta de motores de São Carlos/SP.
Foi desenvolvido segundo critérios de eficiência energética, ou seja, com menor consumo de combustível e menos emissões, combinados ao alto desempenho e robustez resultado foi uma potência de 105 cv quando abastecido com etanol e de 101 cv com uso da gasolina, sempre a 5.000 rpm.
Já o torque máximo é 16,8 kgfm, tanto com gasolina quanto etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O up! TSI está disponível exclusivamente com a carroceria de quatro portas, nas versões move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!.
Todos trazem uma série de recursos eletrônicos de segurança, como M-ABS (controle de tração), alerta de frenagem de emergência e MSR (regulagem do torque do freio motor), além de ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos, como itens de série.
Editado por Carol Vilanova
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.