Rodar com o pneu correto para o seu tipo de carro é essencial para a segurança e durabilidade dos compostos, por isso, a fabricante Goodyear dá dicas de como escolher pneus adequados e orienta a hora de fazer as manutenções e trocas necessárias.
Segundo os especialistas da marca, o pneu correto, além de garantir a segurança, reflete ainda em mais economia e melhor desempenho para o seu veículo. Confira algumas dicas da Goodyear para a hora da selecionar o seu composto:
– Substitua os pneus por outros da mesma medida recomendada pelo fabricante do veículo;
– No caso de pneus tipo câmara, é recomendável a troca da câmara e do protetor;
– É recomendada a substituição da válvula ao montar um pneu novo;
– Ao repor apenas dois pneus (no caso de veículos de passeio), instale-os no eixo traseiro do veículo;
– Verifique se o desenho da banda de rodagem, o índice de carga e o símbolo de velocidade são compatíveis com o recomendado pela montadora ou com o tipo de serviço do veículo;
– Nunca monte pneus de dimensões ou construções diferentes em um mesmo veículo, exceto quando indicado pela montadora;
– Nunca misture pneus de marcas, medidas, tipo de construção (radial ou convencional) ou desenhos da banda diferentes, assim como pneus novos com usados no mesmo eixo do veículo;
– É possível utilizar pneus maiores ou menores que os recomendados, desde que a equivalência dos componentes seja respeitada, ou seja, que se mantenha o diâmetro externo equivalente ao dos pneus originais. Caso você não faça isso, correrá o risco de ter a leitura do velocímetro errada, aumentar demais a altura do automóvel em relação ao chão, causando desequilíbrio e, no caso de ter pneus maiores, poderá haver aumento de consumo, pois o veículo demandará mais força do motor para se movimentar.
Os engenheiros da empresa afirmam ainda que transitar com os pneus desgastados ou carecas aumenta a possibilidade de derrapagem em curvas e a instabilidade em pistas molhadas. Por isso, saiba quando é o momento certo para fazer a troca.
Segundo a Resolução 558/80 do Contran, pneus com profundidade de sulco inferior a 1,6mm estão em situação irregular e podem ser apreendidos. As consequências de rodar com pneus nestas condições podem ser:
– Maior risco de estouro do pneu;
– Instabilidade do veículo em pistas molhadas, devido à aquaplanagem;
– Aumento da possibilidade de derrapar, principalmente em curvas;
– O veículo solicita maior espaço para executar uma frenagem segura.
– Verifique os indicadores de desgaste. Eles estão sempre no alto do costado, identificados por um triângulo ou pela expressão TWI (aparecem de quatro a oito vezes em toda volta do pneu). Nesta mesma direção, no fundo dos sulcos (na banda de rodagem) existe um ressalto de borracha de 1,6mm que indicará o momento exato da troca dos pneus.
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Editado por Carol Vilanova
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.