O prêmio “10 Melhores Motores”, promovido pela revista automotiva americana Wards, apresentou durante cerimônia no NAIAS – North American International Auto Show, em Detroit, os motores premiados nesta 22ª edição do prêmio, e cinco deles contam com peças internas fornecidas pela alemã KSPG (membro do Grupo Rheinmetall), com subsidiárias nos EUA e no México.
Entre os premiados, apresentando novos e eficientes projetos de motores, estava o motor do Volvo XC 90, do tipo turbo T6 de 2 litros com turbo-compressor complementar. O sofisticado sistema de arrefecimento principal do motor dispõe de uma bomba de água Pierburg. Além disso, para resfriamento durante os ciclos start-stop, o veículo tem outra bomba Pierburg, de 15 Watt para recirculação de água. Outros produtos Pierburg incluem válvula elétrica de desvio, válvula direcional de ar, válvula de regulagem do turbocompressor, bem como um transdutor eletro-pneumático e uma válvula de aceleração elétrica. Por razões de diminuição no tamanho dos motores, no futuro, a Volvo concentrará sua linha de motores em até 4 cilindros com turbocompressor, compressor complementar ou até mesmo com motor híbrido.
Segundo a KS, hoje em dia, cada vez mais os modelos de seis cilindros estão substituindo os motores de oito cilindros de grande cilindrada usados antigamente. Suportada por sua longa experiência em motores e tecnologia de tratamento de gases de escape, a KSPG tem participado e apoiado esta tendência de melhorias diversas na eficiência dos motores, incluindo as versões na linha diesel.
Exemplificando esta tendência de motores menores, está o novo motor de seis cilindros de 3.6 litros do Cadillac ATS/Chevrolet Camaro. Contribuição Pierburg: bomba de óleo variável acionamento mecânico, uma avançada bomba de óleo e vácuo de acionamento tandem (único eixo) e uma válvula de controle de óleo.
Pistões KS Kolbenschmidt estão dentro do motor de seis cilindros, 3.5 litros do Nissan Maxima. Outro vencedor do prêmio é o motor 3.0L de seis cilindros da Dodge Ram 1500, que é fornecido com válvula de aceleração elétrica da KSPG. O motor turbo 3.0 litros da BMW 340i possui uma válvula comutadora de vácuo Pierburg a qual será utilizada em inúmeros futuros modelos da BMW.
Editado por Carol Vilanova
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.