EcoBlue é o nome do novo motor diesel desenvolvido pela Ford, que tem a finalidade de ser mais eficiente e menos poluente, e será aplicado na linha de vans Transit. O conjunto traz tecnologias sofisticadas e design inovador para garantir melhor desempenho e economia de combustível com emissões reduzidas.
O motor Ford EcoBlue 2.0 tem quatro cilindros e oferece torque é 20% maior na faixa de 1.250 rpm quando comparado ao motor diesel 2.2 TDCi atual. Foi construído para ser 4 decibéis mais silencioso em marcha lenta.
Segundo a Ford, a arquitetura totalmente nova do motor reduz o atrito e produz uma queima de combustível mais limpa. Adota processos sofisticados de pós-tratamento dos gases de exaustão e tem emissões ultrabaixas, dentro do padrão Euro 6 que será introduzido na Europa em setembro de 2016. Comparado ao padrão Euro 5, ele reduz em 55% as emissões de NOx.
Ainda inclui o primeiro sistema de alimentação com porta espelhada da Ford para otimizar a entrada de ar no motor; um turbo de baixa inércia feito com materiais de motor de foguete para suportar alta temperatura; e um novo sistema de injeção de combustível de alta pressão, mais eficiente, silencioso e preciso.
O novo motor vai atender com folga os futuros níveis de emissões na Europa, usando o primeiro sistema padronizado de redução catalítica seletiva da Ford. Ele é instalado na parte de trás do motor para aumentar a eficiência e refrigeração. O duto curto de recirculação dos gases de exaustão é incorporado ao cabeçote, contribuindo para um design mais compacto.
O Ford EcoBlue 2.0 será o primeiro motor a diesel para veículos comerciais da Ford a atingir níveis de ruídos, vibrações e asperezas semelhantes aos de veículos de passageiros, melhorando a experiência de direção. Ele reduz à metade o ruído em marcha lenta comparado ao motor 2.2 TDCi diesel. O bloco, cabeçote, cárter e periféricos foram desenvolvidos para reduzir e abafar os ruídos internos do motor.
Desenvolvido pela engenharia da Ford no Reino Unido e na Alemanha, o motor EcoBlue será oferecido inicialmente nas versões de 105, 130 e 170 cv para veículos comerciais. Depois, vai equipar carros de passeio da Ford e terá novas versões, incluindo uma de 1.5 litro.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.