Componente do sistema de transmissão, o eixo cardan é responsável pela condução da energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, e por transmiti-la para as rodas também.
Contudo, o motorista precisa tomar alguns cuidados para que sua vida útil seja garantida, com destaque para a lubrificação. É esta medida que vai evitar o desgaste prematuro de seus componentes e o aumento da temperatura do sistema, que pode danificar as cruzetas.
Neste aspecto, há também a recomendação para a utilização de graxa a base de sabão de lítio, extrema pressão 2, nas cruzetas, rolamentos, luvas e ponteiros deslizantes. Os lubrificantes que contam com base de silicone, ou graxas usadas para proteção de chassis e grafitadas, não devem ser usados, pois não asseguram proteção suficiente ao sistema.
Com relação à periodicidade da manutenção, Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Spicer, recomenda a lubrificação a cada 10 mil km, ou a cada mês – o que ocorrer primeiramente, e, caso o veículo tenha trafegado sob água ou lama, deve ser lubrificado imediatamente. “Quando o uso for rodoviário, é permitido aguardar até 20 mil km ou 3 meses. Em aplicações severas, a cada 15 dias.”, explica.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.