A prioridade é segurança, conforto e tecnologia. Esse foram os pontos principais do desenvolvimento da nova linha Sprinter, apresentada pela Mercedes-benz. Entre os destaques do novo modelo estão alguns itens de série como o DRL (Day Running Ligthing), a luz de circulação diurna obrigatória agora nas estradas, o farol de neblina com assistente direcional, entre outros.
A família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 313 CDI Street (PBT de 3,50 t) – que substitui a 311 CDI, 415 CDI (PBT de 3,88 t) e 515 CDI (PBT de 5 t). São três opções de entre-eixos: 3.250 mm (curto), 3.665 mm (longo) e 4.325 mm (extra-longo). Ao todo são 60 versões de configuração, de acordo com o modelo, entre-eixos, altura interna e outros itens.
Em relação aos motores, o modelo Street utiliza o OM 651 LA, com potência de 129 cv @ 3.800 rpm, entregando 31,1 kgf.m @ 1.200–2.400 rpm. As versões 415 e 515 usam o mesmo motor com calibração diferente, que gera 146 cv de potênica @ 3.800 rpm e torque de 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm.
A oferta de furgões Sprinter abrange diversas opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15,5 m³. A maior porta lateral corrediça da categoria, com até 182 cm de altura e 130 cm de largura, permite o fácil carregamento de um palete pela lateral do veículo, o que também pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a operação logística.
Os novos modelos de vans, furgões e chassis já estão disponíveis na rede de concessionários em todo o País, com preços que começam em R$ 102.000,00.
Nova linha Sprinter
Modelo | Motor
|
PBT
(kg) |
Entreeixos
(mm) |
Chassi 313 CDI
Street |
OM 651 LA
129 cv @ 3.800 rpm 31,1 kgf.m @ 1.200–2.400 rpm |
3.500 | 3.665 / 4.325 |
Chassi 415 CDI
|
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
3.880 | 3.665 |
Chassi 515 CDI
|
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
5.000 | 3.665 / 4.325 |
Furgão 313 CDI Street | OM 651 LA
129 cv @ 3.800 rpm 31,1 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
3.500 | 3.250 / 3.665 /
4.325 |
Furgão 415 CDI
|
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
3.880 | 3.250 / 3.665 /
4.325 |
Furgão 515 CDI
|
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
5.000 | 4.325, com opção de balanço traseiro prolongado |
Van 415 CDI (9+1)
Teto Baixo |
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
3.880 | 3.665 |
Van 415 CDI (15+1)
Teto Baixo e Teto Alto |
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
3.880 | 3.665 |
Van 515 CDI (17+1)
Teto Alto |
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
5.000 | 4.325 |
Van 515 CDI (20+1)
Teto Alto |
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
5.000 | 4.325, com balanço traseiro prolongado |
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.