Fábrica da VW comemora 40 anos com 6,5 milhões veículos produzidos

Inaugurada em 1976, a fábrica da Volkswagen localizada na cidade de Taubaté (SP) está comemorando 40 anos de operação com a marca de 6,5 milhões veículos produzidos. O modelo que registrou a conquista foi um o up! Track: uma edição especial que a Volkswagen apresentará no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

A unidade fabril é uma das mais modernas da marca em todo o mundo e é responsável pela produção dos modelos Novo Gol, Novo Voyage, up! e cross up! O evento de comemoração contou com a presença do diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, executivos e empregados da unidade.

História da VW:

A decisão de construir a fábrica foi tomada em 1970, na época do “Milagre Econômico”, com a aquisição de 14 propriedades rurais no distrito de Quiririm, somando 3,8 milhões de m². Os trabalhos de terraplenagem, infraestrutura e construção começaram em 1973 e foram finalizados dois anos depois. No canteiro de obras, trabalharam 27 empresas e cerca de 3.000 pessoas.

A produção de carros deveria começar já em 1976, com a Brasília, mas foi adiada em razão da “Crise do Petróleo”. A fábrica passou a produzir então peças para a unidade de São Bernardo do Campo. Até aquela data, os investimentos na implantação da fábrica já somavam mais de US$ 100 milhões. No dia 1º de dezembro 1978, finalmente, saiu da linha de montagem o primeiro carro produzido em Taubaté: o Passat.

Em fevereiro de 1980 é que a fábrica de Taubaté começou a produzir o Gol, equipado com motor a gasolina 1.3 litro, refrigerado a ar. Três anos depois, a fábrica produziu também a Saveiro que, em 1988, voltou para a fábrica da Anchieta. Em 1985, a unidade passou a fazer a Parati. No ano seguinte, foi feito também o Voyage, cuja produção foi encerrada em 1995 e retomada em Taubaté no ano de 2008. Em 1990, a fábrica atingiu a marca de 1.000.000 de carros produzidos. Mais três anos depois, tornou-se a primeira montadora de veículos da América do Sul a receber o Certificado de Qualidade ISO 9002. Em dezembro de 2001, a fábrica recebeu recomendação para obter o certificado de qualidade na gestão ambiental ISO 14.001. O chamado “selo verde” ajudou na estratégia da Volkswagen do Brasil para a conquista do mercado externo.

Read Previous

BMW comemora três anos da série de modelos elétricos e híbridos

Read Next

Mobil e Stock Car marcam presença no Salão do Automóvel