Fazer parcerias ao invés de atacar, ainda mais num momento instável, pode ajudar a crescer o negócio e fortalecer a categoria
Texto: Carol Vilanova
A vida não está fácil pra ninguém, logo, ficar se desgastando por conta de pequenas desavenças realmente não leva a nada. Ainda mais num mercado como o de reposição, no qual se ajudar e formar parcerias só fazem bem.
Exatamente o que acreditam entidades de renome, como o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e SEBRAE, que formar parcerias entre empresas semelhantes pode trazer sim benefícios em comum, e trazer mais satisfação para os maiores interessados, os clientes. Oficinas que se unem, ganham força no setor e colhem bons frutos dessa moda, que é uma tendência no mundo moderno. Um exemplo desse processo são as redes de concessionárias, que obtém vantagens pelo seu formato em grupo.
Crescer num mercado acirrado como o da reparação requer a habilidade de fazer do concorrente um parceiro, para ter as vantagens de se trabalhar em equipe. E pode acreditar que não existe uma fórmula pronta de se unir entre oficinas. Isso pode acontecer por região, tipo de negócio, tamanho, etc. Uma boa dica é procurar as entidades da classe, eles podem até já ter o grupo formado e você passa a fazer parte dele, ou simplesmente se unir e formar o seu.
Formalizar o grupo pode facilitar em algumas questões. Uma denominação jurídica pode até ser útil para levantar verba para projetos e melhorias. A dica é criar nome e registros legais, contar com uma diretoria, regulamento e padrão de qualidade, até mesmo uma mensalidade para gerar fundos.
Vantagens de formar parcerias:
* Aquisição de equipamentos e peças com melhores preços
* Rodízio de ferramentas e equipamentos que sejam mais caros. A comprea desses mesmoa aparelhos é dividida entre os participantes
* Ganhar descontos e fazer melhores negociações com fornecedores e fabricantes
* Trocar de informações técnicas e tecnológicas com os colegas
* Propor sugestões e melhorias, além de mais facilidade na execução de novos projetos
* Troca de informações e experiências sobre gestão de oficinas e funcionarios
O dono da oficina tem a faca e o queijo na mão, basta ficar sempre alerta em relação aos padrões de qualidade do grupo um fora da linha pode estragar toda formação. Além disso, estar srmpre em discussão para propor melhorias e corrigir imperfeições. O grupo tem que evoluir senpre, para nao se perder. Uma certificação ajuda nesse quesito, já que conta com diretrizes, ações constantes e auditoria.
O resultado positivo é muito mais provável num gtupo do que sozinho, afinal, como num time de futebol, os parceiros somam esforços e experiencias, o que leva consequentemente, ao amadurecimento profissional e como ser humano.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.