O programa de Descarte Consciente Abrafiltros reciclou o total de 1.332.268 kg de filtros de óleo lubrificante, óleo e resíduos. Esse programa teve início em 2012 e consiste na logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo. O volume acima foi reciclado de julho de 2012 a março de 2015, sendo 1.284.316 kg de filtros usados, 19.341 kg de óleo e 28.611 kg de resíduos. O resultado equivale a 3.293.118 filtros de óleo lubrificante automotivo processados.
“Todos precisamos ter responsabilidade ambiental e promover ações para superar os desafios da política nacional e resoluções estaduais de resíduos sólidos. Toda cadeia do setor deve se envolver com a logística reversa para trazer benefícios ao meio ambiente”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais.
Funciona da seguinte maneira: o metal é encaminhado para siderúrgicas, o óleo lubrificante usado segue para rerrefino e os rejeitos são incinerados em cimenteiras e entram na composição do cimento, não havendo nenhum tipo de destinação para aterros sanitários. Segundo a Abrafiltros, todo o processo é custeado pelas empresas participantes do programa e não há retorno direto para o mercado de filtros, o que faz com que os custos sejam diretamente proporcionais ao volume coletado.
O programa já está em vigor nos estados de São Paulo e Paraná, e em fase de aprovação pelo governo para implantação no Espírito Santo, em cumprimento às leis estaduais.
No total, conta com mais de 1.000 pontos de coleta, realizada diretamente em geradores selecionados pelo programa, que tem a participação de 15 empresas: Affinia Automotiva Ltda; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; KSPG Automotive Brazil Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fábrica de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda.; Poli Filtro Ind. e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Scania Latin America Ltda.; Sofape S/A / Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda. / Fram; e Wega Motors Ltda.
Em São Paulo, atende à Resolução SMA 038 de agosto de 2011, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que determina que fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores atuassem em conjunto para promover a coleta, reciclagem e destinação final ambientalmente adequada dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, entre outros produtos relacionados pela SMA 038. Iniciado em julho de 2012, compreende 30 municípios e já reciclou 1.052.669 kg entre filtros usados, óleo lubrificante e outros resíduos.
No Paraná, o programa foi implantado em fevereiro de 2013 em atendimento ao Edital de Chamamento 01/2012, de agosto de 2012, e já reciclou 227.338 kg entre filtros, óleo lubrificante usado e outros resíduos, abrangendo 30 municípios.
O próximo estado previsto para iniciar o programa é o Espírito Santo, onde o programa atenderá o Edital de Chamamento 02/2014, de novembro de 2014. A implantação está prevista para o segundo semestre, a partir do mês de julho, conforme a proposta apresentada pela Abrafiltros em 15 de abril, em fase de aprovação pela Secretaria do Meio Ambiente estadual.
“As leis ambientais são uma realidade e devem ser cumpridas. Há muitas empresas que integram a cadeia de filtros automotivos e ainda não se conscientizaram desse fato, estando sujeitas a multas e sanções governamentais, sendo que mais estados devem publicar editais de chamamento neste ano, além de ampliar a fiscalização. Ao participar do programa Descarte Consciente Abrafiltros, as empresas cumprem com a legislação de logística reversa pós-consumo, uma vez que o programa segue os Termos de Compromisso estabelecidos com os governos estaduais, com metas gradativas de coleta e abrangência geográfica”, explica Moura.
“Dessa forma, os investimentos são rateados entre o grupo e menores do que a empresa ter que atuar individualmente na logística reversa, um processo de alto custo e logística complexa, por isso a necessidade de crescimento gradativo com o amparo e fiscalização dos governos estaduais visando a participação do maior número possível de empresas, para que o processo tenha viabilidade logística e econômica”.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.