Accelera by Cummins celebra seu primeiro aniversário

Rumo a um futuro descarbonizado, programa Accelera by Cummins celebra seu primeiro aniversário. Lançado em março de 2023, representa a marca de emissão zero da Cummins, que tem a missão de melhorar a vida das pessoas, fornecendo energia para um mundo mais próspero. Com um portfólio de tecnologia diversificado, a Accelera está capacitando as indústrias economicamente mais vitais do mundo a acelerar na transição com confiança para soluções mais sustentáveis.

Fornecedora e integradora de componentes, a marca concentra-se em baterias, células de combustível de hidrogênio, eixos elétricos, sistemas de drivetrain e eletrolisadores. Do combustível fóssil à célula de combustível, do posto de gasolina ao posto de carregamento, não há dúvidas de que as ações da Accelera são amplamente difundidas e avançam no caminho da Cummins em direção à estratégia Destino ao Zero.

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

REALIZAÇÕES SIGNIFICATIVAS – Embora a marca tenha acabado de completar um ano, a Accelera™ integra o legado de mais de 100 anos da Cummins em inovação e fabricação. Trens, aviões, ônibus e muito mais – aqui estão apenas alguns dos destaques da Accelera no ano passado e o que sua jornada significa para o nosso mundo:

  • No Brasil, a Accelera está presente na planta de geração de hidrogênio verde da maior Usina Hidrelétrica do sistema Furnas, a Itumbiara, inaugurada no final de 2021 e responsável por produzir energia para cerca de 4 milhões de pessoas. Por meio de energia fotovoltaica, proveniente de placas flutuantes e em solo, os eletrolisadores da empresa produzem hidrogênio a partir do processo físico-químico com a água. Há ainda o processo para a produção de energia a partir do hidrogênio por meio da célula de combustível, solução da marca zero emissão que resulta na geração de eletricidade e vapor d´água.
  • Outro passo importante para o avanço da economia de hidrogênio verde, a Accelera foi selecionada para fabricar e fornecer um eletrolisador de membrana de troca de prótons de 90 MW para a planta Varennes Carbon Recycling (VCR) em Quebec, Canadá. Pela primeira vez neste setor, a colaboração demostra a capacidade única da marca para inovar e atender às demandas dos clientes, ajudando a VCR a transformar resíduos não recicláveis em biocombustíveis e produtos químicos circulares.
  • Em maio de 2023, ou seja, dois meses após o lançamento global, a Accelera iniciou a produção de eletrolisadores nos EUA. As operações estão localizadas na fábrica da Cummins Fridley e o investimento da marca na fabricação de eletrolisadores atraiu a visita do presidente Biden à planta durante sua turnê “Investindo na América”. Em área de 7,4 mil metros quadrados dedicados à produção de eletrolisadores, Fridley deu início a produção dos sistemas de membrana de troca de prótons Accelera HyLYZER®, usados para projetos de geração de hidrogênio de pequena e grande escala.
  • As células de combustível Accelera™ impulsionam, em demonstração bem-sucedida, o caminhão de emergência H2Rescue. Desenvolvido com vários parceiros, incluindo o Departamento de Defesa e o Departamento de Energia dos EUA, o veículo conceito apresenta a tecnologia como uma solução de energia viável para transporte e resgate confiáveis. Quando totalmente implantado, espera-se que cada veículo dispense mais de 6,9 mil litros de combustível anualmente, com uma redução estimada de gases de efeito estufa de 2,5 toneladas métricas.
  • A Accelera e a Blue Bird, líder em ônibus escolares elétricos e de baixa emissão, revelaram o ônibus escolar elétrico da próxima geração. Alimentada pelo Accelera PowerDrive 7000, a mais nova versão do sistema de trem de força elétrico da marca oferece desempenho superior e está equipada com uma bateria de última geração com capacidade de 195 kWh – um aumento de 25% em relação ao modelo anterior. Os ônibus agora podem viajar até 209 quilômetros com uma única carga. A arquitetura simplificada do PowerDrive 7000, com menos componentes no sistema e software otimizado, melhora a distribuição de energia, além de elevar a confiabilidade e a capacidade de assentos do veículo.
  • A Accelera alimenta o primeiro trem de passageiros a hidrogênio da América do Norte – um marco importante e um avanço significativo na transição para um transporte urbano limpo e na abordagem dos desafios de mobilidade que as cidades congestionadas de hoje enfrentam. O Coradia iLint, fabricado pela Alstom, líder global em mobilidade verde e inteligente, é configurado com um inovador pacote ferroviário sustentável, montado no teto do trem, onde as células de combustível Accelera trabalham para converter hidrogênio em eletricidade, fornecendo sua energia. O hidrogênio verde utilizado para esta demonstração também foi produzido por um eletrolisador da Accelera.
  • A Accelera, Daimler Truck e PACCAR formaram uma joint venture para promover a produção de células de bateria nos EUA e, assim, criar escala para o fornecimento de células de bateria diferenciadas e econômicas que apoiem a adoção de veículos elétricos usados no transporte comercial médio e pesado. A fábrica de 21 gigawatts-hora (GWh) – localizada no condado de Marshall, Mississippi – deverá começar a produzir células de bateria em 2027, criando mais de 2 mil empregos industriais nos EUA, com a opção de expansão adicional à medida que a demanda crescer.
  • Em março de 2022, a Florida Power & Light Company (FLP) anunciou o fornecimento de um sistema eletrolisador de 25 megawatts da Cummins Inc. para a primeira planta de hidrogênio verde na Flórida (a Accelera foi lançada em março de 2023 como a nova marca para o segmento de negócios New Power da Cummins). Em fevereiro de 2024, a FLP concluiu o Centro de Hidrogênio limpo, equipado com a tecnologia de eletrolisadores da marca zero emissão da Cummins. Esta planta aproveita a energia solar para alimentar o processo de eletrólise que produz o hidrogênio verde a partir da água, criando energia mais limpa para ajudar a abastecer os clientes da FPL em toda a rede.
  • A Accelera também anunciou que fornecerá à Gevo e à Zero6 Energy tecnologia de eletrolisador para uma instalação de produção de hidrogênio de 20 megawatts. O sistema fornecerá hidrogênio zero emissão para uma biorrefinaria, ajudando a Gevo em sua jornada de descarbonização de seu combustível líquido para transporte e na meta de longo prazo para o desenvolvimento de combustíveis e produtos químicos com emissão zero. Dado que o setor da aviação contribui substancialmente para as emissões de carbono, o crescimento da indústria da aviação sustentável é um passo fundamental para acelerar a mudança para um futuro descarbonizado.

A JORNADA AO ZERO CONTINUA – Com uma equipe global composta por mais de 2 mil profissionais inovadores espalhados por três continentes, há muito mais a ser feito sem perda de tempo. A Accelera já implantou mais de 3 mil módulos de células de combustível até o momento e já foram percorridos mais de 2,4 milhões de quilômetros por veículos elétricos com produtos Accelera eMobility. Atualmente, há potencial de produção de aproximadamente 500 MW de eletrolisadores na América do Norte e na Europa, traduzindo-se em cerca de 225 toneladas de hidrogênio produzidas por dia quando todos estiverem comissionados.

Com o objetivo de garantir um futuro sustentável para as indústrias que mantêm o mundo funcionando, a Accelera se dedica em fomentar a transição energética e a Cummins se mantém à frente do cenário energético em constante transformação. Ao aproveitar o profundo conhecimento da Cummins sobre as necessidades de seus clientes e as demandas de suas aplicações, a Accelera está trabalhando minuciosamente para fornecer tecnologias líderes necessárias para acelerar a mudança para zero emissão.

Visite Accelera™ by Cummins e fique atualizado para saber mais sobre seus caminhos promissores: https://www.accelerazero.com

Read Previous

Funções dos aditivos para o radiador do motor 

Read Next

Kardian: valor competitivo além de arquitetura bastante evoluída