Ações da Conarem ajudam no crescimento das retíficas

O Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores) está promovendo diversas ações para ajudar a sua rede de retíficas a se destacar no mercado. Segundo José Arnaldo Laguna, presidente da associação, é preciso ter diferenciais técnicos, comerciais e de marketing no negócio para ter sucesso, e reafirma o compromisso da entidade de gerar diferenciais na rede de retíficas associadas.

Entre as ações promovidas estão a ampliação e consolidação da Rede Nacional União de Autopeças, o banco de dados técnicos e as novas parcerias com fabricantes de motores, que tem como finalidade oferecer informações, treinamento e uma boa negociação para os retificadores.

Segundo Laguna, o Conarem optou por dividir as responsabilidades entre diretores regionais e coordenadores regionais para facilitar o trabalho num país tão populoso como o nosso. “A cada três meses, reunimos as lideranças para debater as questões principais de cada região. Isso permite compreender as dificuldades e, com isso, traçar programas mais abrangentes que atendam a maioria dos associados”, comenta.

A entidade também está trabalhando para conseguir uma política comercial mais adequada. “Há anos, trabalhamos junto aos fabricantes para desenvolver uma política comercial diferenciada, mas não surtiu efeito, obrigando-nos a constituir um braço comercial, a Rede Nacional União de Autopeças, uma personalidade jurídica que reúne os pedidos e negocia direto com os fabricantes de peças motor”, explica. Essa ação resultou em redução dos custos da matéria-prima aplicada e ampliou a competitividade dos associados no mercado, permitindo concorrer com os importadores e distribuidores de peças, que, até então, vendiam para os clientes finais das retíficas atravessando o negócio.

Em relação à parte técnica, a entidade mantém um banco de dados com informações para mais de 4.700 aplicações em veículos terrestres e náuticos. Outro desafio que o Conarem enfrenta é a formação de mão de obra especializada. A diretoria da entidade dedica grande esforço para levar conhecimento até a base. “Todos os anos milhares de profissionais de todo Brasil passam pelos nossos encontros técnicos realizados em parceria com renomadas indústrias fabricantes de peças motor”, ressalta.

Para introduzir a comercialização de produtos na região de atuação dos associados credenciados, a entidade realizou diversas parcerias com fabricantes do setor, para obter acesso ilimitado a dados técnicos e a formação de mão de obra especializada.

Segundo Laguna, o reconhecimento da rede de retíficas associadas como parceira ideal das fábricas acabou incentivando a MWM a desenvolver o programa CRM – Centro Reparador de Motores, e a Cummins a adequar a sua política comercial, tornando-a mais atrativa ao retificador credenciado ao Conarem. “As parcerias com os fabricantes de motores visa introduzir a comercialização dos produtos na região de atuação dos associados credenciados, obter acesso ilimitado aos dados técnicos dos produtos e a formação de mão de obra especializada”, explica.

Estas e outras ações criam diferenciais para as associadas. “Os clientes mais exigentes acabarão por optar pelas empresas que possuem avaliação dos seus processos produtivos, certificando a qualidade dos serviços prestados, peças de ótima qualidade, preços competitivos e suporte em pós- venda em todo o território nacional”, finaliza.

Read Previous

Spicer mostra novos itens de eixos diferenciais para caminhões VW

Read Next

Honda HR-V, nada de jipinho