AEA divulga atividades de 2014, que tiveram ênfase no programa Inovar-Auto

Capa-3D_do livro em comemoração aos 30 anos da AEA

Nesse ano a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva completou 30 anos de atividades e em divulgação para imprensa mostrou seus resultados e que teve seus compromissos com as diretrizes do Inovar-Auto reforçados.

Nesse período, foram realizados diversos programas: Seminários de Emissões, de Eletroeletrônica e de Segurança Veicular, simpósios internacionais de Engenharia Automotiva (SIMEA), de Combustíveis, de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, além de cursos presenciais, online, in company, três premiações (Prêmio AEA de Meio Ambiente, Prêmio AEA Destaque Novos Engenheiros e Selo Conpet) e os trabalhos das Comissões Técnicas, envolvendo mais de 750 engenheiros e técnicos automotivos.

“Como já prevíamos nos anos anteriores, com o Novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, a engenharia automotiva brasileira ganharia papel preponderante na indústria automobilística nacional nos anos subsequentes. Em 2014 não foi diferente”, avalia Antonio Megale, presidente da AEA, “por isso, a nossa pauta em todos os eventos foi o Inovar-Auto”.

Em 2014, a associação destacou a evolução dos estudos do Grupo de Trabalho Especial de Inovação, relacionamento com a Latin NCap, criação da Comissão Técnica de Segurança de Testes de Impacto, alinhamento de parcerias com países da América Latina [Argentina e México] e também com a ACEA – European Automobile Manufacturers Association.

Segundo Megale, “a AEA está em fase final de compartilhar conhecimento por meio de manual técnico, instrumento imprescindível para dirimir questões relacionadas ao novo regime e, com isso, auxiliar as empresas no atendimento às exigências do Inovar-Auto, até outubro de 2017, prazo de submissão das metas de redução de emissões e de consumo por parte montadoras e importadoras que se habilitaram ao programa”.

No balanço 2014 da AEA, destaque também para a criação das novas Comissões Técnicas de Veículos Elétricos, Veículos Híbridos Pesados, Aldeídos para Motocicletas e Segurança para Testes de Impacto. Além disso, a criação dos Grupos de Trabalho de ORVR (Onboard Refueling Vapor Recovery) e de Acústica para Pesados.

O SIMEA 2014 – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, com tema “Inovar-Auto e a Evolução Tecnológica no Brasil”, foi mais uma vez o destaque do ano. O evento reuniu mais de 1.200 participantes e representantes do Governo e das entidades de classe como Abeifa, Abraciclo, Afeevas, Anfavea, Denatran, IBAMA, INMETRO, JAMA (Japão), MCTI, MDIC e Sindipeças.

Em comemoração aos 30 anos da entidade, foi lançado o livro “AEA – 30 anos”, editado pela Blücher, no qual é feito um paralelo da indústria e da engenharia automotiva com fatos político-econômicos do período 1984-2014.

Read Previous

Goodyear lança aplicativos para IOS e Android

Read Next

Novos motores diesel chegam para equipar BMW X5